[ANPPOM-Lista] Distorções do uso Qualis artístico

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Ago 8 19:31:54 BRT 2012

O grande equívovo é inserir artes no currículo Lattes, e pretender avaliar
produção artística de acordo com critérios análogos aos da produção
científica. Os critérios de relevância e pontuação de uma produção
artística, só poderiam ser definidos por verdadeiros artistas, que são
raros em nossas instituições, como são raros os verdadeiros pesquisadores.
Existe uma outra coisa que é "pesquisa em artes". Para tratar disso, seria
necessário um terceiro grupo, o daqueles que fazem isso, e que deveriam
definir, em primeiro lugar, o que seja. O Lattes já coloca pesquisadores em
Ciências Humanas em desvantagem em relação a pesquisadores em ciências
exatas. O que dizer de uma produção artística avaliada de acordo com
critérios científicos adaptados.

carlos palombini
www.researcherid.com/rid/F-7345-2011