[ANPPOM-Lista] spirito santo: do samba ao funk do jorjão

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Ago 10 21:06:50 BRT 2012

*Eu me resenhando:*

Não quis me dar conta, todo mundo acha isto logo de cara, mas este meu
livro não tem, rigorosamente nada a ver com este funk contra ideológico das
favelas de hoje em dia. O funk da minha história não é nem o funk
americano, nem o funk do proibidão. Eu me refiro ao…”*funk do Jorjão*“, a
forma anti xenofóbica que o mestre de bateria ‘*Jorjão*‘ criou no carnaval
de 1997.

Tento me referir e historiar o samba desprovido dos chavões e
mistificações, de todos os tipos, interpostos nele por conta de ser este
símbolo nacional enjeitado.

Quem conhecer as barras pesadas e barreiras tantas que o Samba enfrentou em
sua origem para conquistar a projeção que conquistou, contudo vai achar
certas similaridades entre ele com a emergente marginalidade do funk
proibidão hoje, ah, vai!

Nem foi de Samba, diretamente, na verdade que quis tratar. O livro é sobre
música negra no Brasil, desde a sua origem mais improvável.

Acho que o livro tem também coisas novas e interessantes sobre a estrutura
musicológica do gênero, sua organologia particular, a forma como foram
introduzidos e adaptados os instrumentos musicais que o caraterizam, etc.
Além, é claro, de todo este panorama sócio racial aí,  que também é
antológico e não mudou muito – o racismo determinante de quase tudo em
nossas relações culturais.

Um livro sobre Samba nunca é só isto que lê…é pouco mais.
*Spirito Santo*
http://spiritosanto.wordpress.com/2012/08/10/lancando-o-livro-por-ai-vou-eu-me-resenhando/

--
carlos palombini