[ANPPOM-Lista] A música cada vez mais previsívwl

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Qua Ago 15 13:21:11 BRT 2012


O assunto debatido é muito interessante, pois, envolve questões de
valoração, sentido e signficado em música. Disso tudo que foi colocado,
coincidentemente, venho pensando no fato de vários intelectuais que
pesquisam música popular massificada virem abandonando toda e qualquer
discussão crítica da acepção adorniana de "indústria cultural". Aliás, não
tenho lido muita crítica atual e bem elaborada sobre o trabalho de Adorno.
Em geral, os intelectuais têm escrito em torno de uma a cinco linhas sobre
Adorno, sempre abandonando a discussão prematuramente com a seguinte
opinião: "as concepções apocalipticas de Adorno". N entre N pesquisadores
que tenho lido abandonam Adorno com esta máxima do seu "pensamento
apocaliptico", deixando pra trás uma discussão que ainda está na ordem do
dia, apesar dos equivocados juízos de valor adornianos. Não adianta muito
dizermos que "a MPB está chata", que o "bom gosto" da classe média faliu",
nem que "as musicalidades massificadas são muito importantes". Tudo isso
pode ser verdade, mas não aprofunda muito a discussão. Talvez seja mais
interessante adentrarmos nos processos e nas redes de relacionamentos
envolvidos na produção e circulação da música em foco. Alguém ganha e
alguém perde? O que? Qual a distribuição reputacional de cada categoria
profissional envolvida? Qual a participação - inclusive nos ganhos e perdas
- do público? Tudo isso pode ser diferente se algumas iniciativas forem
tomadas na sociedade civil? E se a execução pública de música for
regulamentada de outra maneira? São questões que podem elucidar mais os
referidos processos.

Climério de Oliveira.

-- 
Climério de Oliveira Santos

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