[ANPPOM-Lista] Arrocha universitário

daniela oliveira dissants em hotmail.com
Qua Ago 15 20:37:19 BRT 2012

Olá, meu nome é Daniela e realizei uma pesquisa de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFU - subárea Educação Musical, intitulada: “A música sertaneja é a que eu mais gosto!”: Um estudo sobre a construção do gosto a partir das relações entre jovens estudantes de Itumbiara-GO e o Sertanejo Universitário, disponível no site do programa para download: http://www.ppga.iarte.ufu.br/dissertacoes Dediquei um capítulo sobre o Sertanejo Universitário para que compreendesse alguns aspectos importantes para o meu trabalho.Atenciosamente,

Daniela Oliveira - IFG Campus Formosa

To: anppom-l em iar.unicamp.br; etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br
Date: Wed, 15 Aug 2012 20:58:48 +0000
From: edgberg em terra.com.br
Subject: [ANPPOM-Lista] Arrocha universitário

Caros,

Acabo de receber a seguinte consulta de uma aluna do nosso curso de Ciências Musicais:

"Tenho visto muitos comentários na internet citando um tal de "Arrocha universitário" , fui pesquisar no youtube e achei várias músicas desse estilo. [...]. Fiquei um pouco confusa por que achei que era tudo sertanejo universitário. Entao, fui pesquisar o que era o "arrocha" original e descobri que é da Bahia e um exemplo de música é o Morango do Nordeste. Vi uns vídeos no YouTube dos artistas mais famosos do arrocha universitario e percebi que as letras das músicas falam, principalmente, de duas temáticas: carros caros e trocadilhos sexuais (eu quero tchutcha, eu quero nhamnham). Essa coisa meio tercinada 'molenga' e os tecladinhos cheios de efeitos apareceram em todas as musicas que eu ouvi.

E vem os questionamentos: Alguém já tinha ouvido falar disso? Por que se chama arrocha se não parece com o arrocha do Morango do Nordeste? Por que não é sertanejo universitário se são as mesmas duplas? Existe alguém no Brasil pesquisando essas manifestações que levam o nome "universitário" (forró universitário, pagode universitário, sertanejo universitário...dodecafonismo universitário)? Acharia super interessante ler um trabalho sobre isso!"

Como não tenho conhecimentos sobre o assunto, pergunto se alguém da lista poderia me fornecer alguma referência.

Obrigado.

Luiz Guilherme Goldberg

Bacharelado em Ciências Musicais

Conservatório de Música / Centro de Artes

Universidade Federal de Pelotas