[ANPPOM-Lista] Bolsa CNPq de Doutorado no Exterior (GDE)

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Qua Dez 5 18:13:22 BRST 2012

Oi Daniel,

> "áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica"
> suponho que, mais uma vez, Artes não seja considerada uma área de pesquisa importante para os "donos das bolsas".

Você pode ter certeza disso. Seria interessante ter os dados da
proporção entre propostas aprovadas e propostas enviadas às agências
de fomento. Pelo eu que tenho visto nos editais gerais, o número de
projetos aprovados na área de música é mínimo em comparação com outras
áreas.

Um fator pode ser o que o Fernando Iazzetta mencionou em relação à
baixa qualidade dos pareceres. É compreensível que um técnico que não
entende nada de música priorize um projeto de, digamos, cálculo de
massa de neutrinos, a um projeto sobre o suporte tecnológico para as
práticas musicais em comunidades ashaninka, se o primeiro tem um
parecer de 3 páginas e o outro de 3 linhas. Mas a impressão que dá a
resposta <projeto com mérito científico mas área não prioritária para
a região> é que o nome da área é suficiente para descartar projetos.

Outro fator para a falta de verba para projetos dos estados
periféricos pode ser a falta de peso da nossa área nos indicadores de
impacto científico (esses números que aparecem nas publicações no
Lattes: JCR, ISI, etc.). A solução para isso seria mudar as práticas
de citação de trabalhos.

Abraço,
Damián