[ANPPOM-Lista] Vestibular de Música

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Fev 3 09:53:57 BRST 2012


Caros colegas,
Faz alguns anos que tenho trabalhado no vestibular de Música da UFMA, e tenho tido muitos problemas. Gostaria de compartilhar com vocês um pouco desta discussão.
Há três anos tento convencer, com apoio do Colegiado de Música, a pró-reitoria de Ensino que retire as vagas do Curso de Música do SiSU - o "novo" processo seletivo regido pelo Ministério da Educação, onde as vagas são preenchidas pela internet no e-MEC. Este sistema só se baseia na nota do ENEM
 (que contempla os chamados Conhecimentos Gerais), e além de não contemplar conhecimentos e habilidades musicais, não menciona em nenhum momento que o candidato precisa fazer o Teste de Habilidade Específica para ter sua vaga assegurada, ou comprová-lo através de um diploma ou certificado de curso básico e/ou livre. Isto tem criado vários transtornos para nosso curso, entre eles:
1) A importância de ter conhecimentos musicais é minimizada no processo seletivo;2) Estão aceitando qualquer documento como forma de comprovar os conhecimentos musicais, sendo esta uma irregularidade do Departamento responsável pela matrícula;3) Músicos que gostariam de fazer o curso estão perdendo a chance de entrar na Universidade, pois o sistema privilegia somente a quem se destaca nos conhecimentos gerais;4) O curso está virando porta de entrada para candidatos que querem apenas ter um vínculo
 com a Universidade, e não querem fazer Música de fato.
Sendo assim, realizei uma breve análise sobre Editais de outras Universidades para ingresso em 2012/1. Espero conseguir jurisprudência para justificar uma nova forma de Processo Seletivo, pois se não chegarmos a um acordo este ano, vou ter de entrar com um processo administrativo. Segue abaixo o levantamento:

UFAM - PSC 2012 (Edital 044/2011): A UFAM possui um Processo Seletivo Contínuodiferente do vestibular tradicional, e o Curso de Música não possui Teste deHabilidade Específica.
UFAC - Processo Seletivo (Edital 01/2011): A UFAC não mais oferece vagas peloSiSU, aproveitando a nota do ENEM. O Curso de Música também não possui Testede Habilidade Específica.
UFPA - Edital COPERPS 07/2011: Utiliza o ENEM no Processo mais uma provaobjetiva da instituição, com Testes de Habilidade Específica pra Música,Artes Visuais, Dança e Teatro.
UEMA - Edital PSIU 2012: Regulamenta as próprias provas, exigindo Teste deHabilidade Específica pra Música.
UFPI - Processo Seletivo (Edital 09/2011): A UFPI oferece todas as vagas peloSiSU, inclusive as do Curso de Música, porém não exige Teste de HabilidadeEspecífica.
UFC - Edital PROGRAD 033/2011: Todas as vagas pelo SiSU, com o Curso de Músicasem exigir Teste de Habilidade Específica
UFRN - Edital COMPERVE s/n: A instituição realiza as próprias provas doVestibular, com os devidos Testes de Habilidade Específica para Licenciatura eBacharelado em Música.
UFPB - PSS Edital 019/2011: A Universidade rege as próprias provas.
UFPE - Edital 112/2011 (SiSU) e Manual do Candidato: A UFPE oferta pelo SiSUsomente as vagas de Oceanografia, aproveitando a nota do ENEM para os demaiscursos. Mantém provas do Vestibular tradicional e as provas de habilidadeespecífica para o Curso de Música.
UFAL - Edital PROGRAD/NEPS 02/2012: Oferece todas as vagas pelo SiSU, menos asdo Curso de Música, por haver Testes de Habilidade Específica. Neste caso,é aproveitada a nota do ENEM.
UFS - Edital 02/2012: A UFS rege as próprias provas.
UFBA - Edital Vestibular 2012: A UFBA aproveita as provas do ENEM, mantendo osTestes de Habilidade Específica para Licenciatura e Bacharelado em Música.
UFSJ - Edital 09/2011: Utilização opcional do ENEM em substituição à Prova deConhecimentos Gerais da UFSJ. Regulamenta logo no início do Edital ocalendário para as Provas de Habilidade Específica.
UFU - Edital DIRPS/PROGRAD 04/2011 e 015-2011: Oferece todas as vagas do SiSUe exige um Certificado para os cursos que exigem provas de habilidadeespecífica, assim como vem sendo feito na UFMA. É IRREGULAR (ver abaixo)
UFJF - Edital PROGRAD 08/2011: Rege as próprias provas do Vestibular, e exigeProva de Habilidade Específica em "Artes do Espetáculo".
UFMT - Editais CCEV 02/2011 (SiSU) e CCEV 04/2011 (Música): Oferece vagas pormeio do SiSU, regulamentando um processo seletivo paralelo para ingresso noCurso de Música. Em 2010, a UFMT realizou um vestibular semelhante ao nosso, mas acabou por corrigir a questão do "Certificado".
UFMS - Editais PREG 169/2011 (SiSU) e PREG 173/2011 (Música): A UFMS oferece asvagas pelo meio do SiSU, menos as do Curso que exigem Habilidade Específica.Para tal, há primeiramente as Provas de Habilidade Específica, com oaproveitamento das notas do ENEM.
UnB - Edital 01/2012: Rege as próprias provas do vestibular, contemplando asprovas de habilidade específica
UFG - Edital 070/2011 (Processo Seletivo) e Edital 01-2012 (SiSU): Oferecevagas pelo SiSU, porém, manteve o vestibular tradicional para determinadoscursos, inclusive aqueles que exigem Habilidade Específica. No segundo caso,a utilização da nota do ENEM é opcional.
UFMG - Edital do Vestibular 2012: A UFMG utiliza a prova do ENEM, mantendo asegunda etapa para provas específicas, inclusive as de Música.
UNIRIO - Editais 128/2011 (SiSU) e 125/2011 (Música): A UNIRIO oferece vagaspelo SiSU e pelo PSD (Processo Seletivo Discente), este último mantido paraabarcar as provas de habilidade específica necessárias, com aproveitamentoda nota do ENEM.
UFRJ - Acesso à Graduação Edital 106/2011: A UFRJ também oferece as vagaspelo SiSU, realizando um processo seletivo paralelo para manter as provasde habilidade específica (16 habilitações ao todo) que utilizam a nota doENEM.
UFSCar - Resolução CoG 46/2012 (SiSU) e Resolução CoG 44/2011 (Música):A Universidade oferece suas vagas presenciais pelo SiSU, mantendo as vagasdo Curso de Música em um processo seletivo paralelo para contemplar asProvas de Habilidade Específica.
UFPR - Editais NC 08/2011 e NC 015/2011: A UFPR oferece parte das vagas peloSiSU, mantendo o Processo Seletivo tradicional da instituição para realizaras provas de Habilidade Específica em Música, entre outras.
UNILA - Edital 031/2011: A Universidade aproveita as provas do ENEM noVestibular, realizando provas de habilidade específica para o Curso deMúsica.
UFRGS - Edital CV 2012: Rege o próprio vestibular, com utilização opcionaldas notas do ENEM em substituição às provas da Universidade.

RESUMO DOS MODELOS DE VESTIBULAR ADOTADOS PELAS UNIVERSIDADES PARA 2012/1:
1) Vestibular tradicional (a Universidade realiza as próprias provas,podendo aproveitar ou não as provas do ENEM): UFAC, UFAM, UFPA, UEMA,UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UFSJ, UFJF, UnB, UFRGS.
2) Vestibular ENEM (a Universidade não aplica provas de conhecimentosgerais, substituindo-as pelo ENEM, mas mantém a realização das provasde habilidade específica): UFBA, UFMG, UNILA.
3) Vestibular SiSU (a Unversidade utiliza as notas do ENEM e oferece suasvagas por intermédio do sistema e-MEC, realizando as provas de habilidadeespecífica como um processo seletivo em paralelo): UFPI, UFAL, UFMT, UFMS,UFG, UNIRIO, UFRJ, UFPR.
4) Vestibular SiSU com exigência de certificado para ingresso nos cursosque exigem habilidade específica (IRREGULAR, pois segundo o OfícioMEC/SESu/DIPES 17/2010, cursos que exigem habilidade específica NÃO PODEMter suas vagas ofertadas pelo SiSU): UFMA, UFU.
5) Cursos de Música que não exigem teste de habilidade específica: UFAC,UFAM, UFC.

Coloco em anexo uma versão deste levantamento.Saudações,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120203/97faeb20/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um texto embutido e sem conjunto de caracteres especificado foi limpo...
Nome: Análise 2012-1.txt
Url: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120203/97faeb20/attachment.txt>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L