[ANPPOM-Lista] Vestibular de Música

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Ter Fev 7 10:32:37 BRST 2012


Caros,

Em conversa com o prof. Álvaro Henrique da UFU, percebi que errei a análise dos documentos da UFU. No contrato de adesão ao SiSU, o curso de Música não oferece as vagas este sistema, realizando a seleção das vagas deste curso em separado, assim como fazem UFRJ, UNIRIO, UFG e as demais Universidades que exigem teste de habilidade específica. Este problema então só acontece mesmo aqui na UFMA.

Outro problema que demonstra o despreparo da instituição aqui é o fato de haver alunos de outros cursos que se matriculam em Piano I, Violão I e Percepção Musical I, entre outras disciplinas. Não há nenhum respaldo em favor do curso que exija pré-requisitos do aluno, então somos obrigados a aceitar estes alunos (podemos inclusive ser processados por isso). Em sala de aula, acabamos tendo que fazer exercícios elementares de instrução musical, a fim de que o aluno possa se familiarizar com a leitura musical, exigida pelas disciplinas. Tal fato, além de não condizer com a proposta contida na ementa e no plano de ensino, apresenta-se como uma sub-utilização das potencialidades dos professores e alunos do Curso de Música, pois altera o rendimento da classe.

Penso muito sobre como está o futuro da área de Música no país. Cada dia é uma briga, parece que temos de estar o tempo todo justificando o porquê de como trabalhamos, e isto é muito desgastante. O dia em que cansarmos será o fim da nossa área.


Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120207/0ec9441f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L