[ANPPOM-Lista] [Educação Musical] Especialização em "Educação Musical e Arte na Escola"

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sáb Fev 11 02:12:13 BRST 2012


Olá colegas,
Este "estardalhaço" que acabo de fazer é justamente por zelar pela inclusão social de nossos alunos, licenciandos em Música, cujo projeto político-pedagógico fora aprovado justamente para que tenham seu espaço profissional assegurado na sociedade. Uma das principais discussões que há muito se levantou nesta Lista fora justamente sobre o veto do 2º artigo da Lei 11.769/2008, que se mostra oportuno para diversos profissionais - principalmente aqueles que sequer tem uma formação musical.
Repilo, de forma veemente, qualquer argumento que desmereça o ensino da Performance Musical como "inadequado para a Escola Regular". Estamos trabalhando em pesquisas justamente para que o ensino tradicional de Música possa se adaptar às nossas necessidades contextuais, e não vejo isto como um problema dos professores, nem das instituições, mas um conjunto de fatores que exigem reflexão responsável e progressiva. Há sim metodologias que permitam o ensino de instrumentos musicais na Educação Básica, assim como em ONGs e projetos sociais. Nenhuma metodologia de ensino musical é excludente; elas se somam, como recursos a serem aplicados pelos educadores. Não aceito de forma alguma falácia uma falácia desse tipo, ainda mais porque a História da Educação Musical é concomitante à História da Performance Musical.
Por fim, não estou aqui para me defender ou a reforçar eventuais contextos que são oportunos para minha pessoa. Estou em defesa da área de Música e da Educação Musical, e cada mensagem possui o desejo de ver alunos com seus futuros consolidados, e músicos que possam viver com dignidade e ter seu espaço profissional assegurado. Se eu fosse um oportunista, nem estaria nesta lista de discussão.

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão


--- Em sex, 10/2/12, Lucia Figueiredo <lucia.figueiredo em gmail.com> escreveu:

De: Lucia Figueiredo <lucia.figueiredo em gmail.com>
Assunto: Re: [Educação Musical] Especialização em "Educação Musical e Arte na Escola"
Para: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com
Data: Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012, 23:07

 Olá Alessandra! 
Concordo com você! Acho que temos que  considerar cada situação antes de fazer um estardalhaço e sair por aí levantando a bandeira de que só licenciados em música podem dar aulas em escolas. Acho que existem muitos outros profissionais capazes  e que não possuem a licenciatura em música. Assim, penso que devemos ser sensatos e considerar também que não existem profissionais licenciados  em número suficiente para suprir todas as possíveis vagas. 
Outra consideração que gostaria de fazer é que muitos cursos de licenciatura em música são ruins, falhos e não formam adequadamente um professor de música, que não necessariamente tenha que ser músico, mas precisa, sim, entender de educação, de forma geral e também no que diz respeito à educação musical, em particular. Acho, inclusive, por experiência própria que a união entre a formação técnica em música (adquirida em escolas de qualidade) e a formação em pedagogia sejam um bom caminho para a música nas escolas. Pensando que  o ensino de música possa ter caminhos bem diversos se considerarmos a escola de música especializada e a escola regular, podemos entender um pouco sobre isso que estou falando. A escola regular não tem como objetivos ensinar um instrumento específico ou aprofundar os conhecimentos dos alunos nas questões da grafia ou leitura de partituras musicais. Mas tem sim o compromisso de oferecer o contato com a
 linguagem musical de forma ampla e contextualizada, explorando essa linguagem ao máximo para formar bons ouvintes e amantes de música. E, apesar de não oferecer o estudo  especializado na prática de instrumentos musicais, pode abordar outros aspectos importantes e relevantes que, muitas vezes, nas próprias escolas especializadas, acabam deixados de lado pela necessidade de dar prioridade à formação  técnica. 
Então, será mesmo que para ser um bom educador musical tem que ser, necessariamente licenciado em música? Acho que temos vagas para muitos tipos de educadores musicais, com diversas e interessantes formações, nesse país enorme no qual vivemos para sermos tão radicais. 
Bom, é apenas a minha opinião, baseada em minha própria experiência de 24  anos de ensino musical sendo 15 em escolas regulares.

Um abraço
Lúcia








-- 

Você está recebendo esta mensagem porque está cadastrado no Grupo Professores de Música do Brasil - Lista de Discussões em Educação Musical.

Para integrar o Grupo, solicite o seu cadastro à Moderação: professoresdemusicadobrasil em GMAIL.com

Para postar mensagens, envie e-mail para professoresdemusicadobrasil em GOOGLEGROUPS.com

Para obter mais informações, acesse: https://groups.google.com/forum/#!forum/professoresdemusicadobrasil

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120210/d386ef94/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L