[ANPPOM-Lista] Validação de diplomas do exterior no Brasil

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Qui Jan 5 19:17:42 BRST 2012


Caro Thiago,

Lamento te informar que o processo de validação de diplomas obtidos no estrangeiro é simplesmente kafkiano. As duas consequências disso são: (1) exclusão de candidatos com alta qualificação dos concursos para professor efetivo; (2) situações ridículas do tipo: professor doutor recebendo salário de graduado.

Em países como Canadá, Israel e EUA, a única exigência burocrática para exercer a profissão é uma tradução do diploma (que em muitos casos não precisa ser autenticada, i.e. você não precisa pagar para fazer). Falo isso por experiência própria. O burocrata confere a lista de universidades autorizadas a emitir diplomas no pais de origem. Nessa lista constam, por exemplo, UnB (Brasil), Simon Fraser (Canadá) ou Stanford (EUA). O procedimento leva no máximo uma hora. Aqui a situação é bem diferente.

1. O diploma passa pelo consulado brasileiro no país de origem;2. Depois ele precisa ser traduzido por tradutor oficial;3. Depois o diploma e a tradução vão para alguma universidade brasileira que tenha pós-graduação equivalente ao título obtido. Detalhe: se a área não existe ainda no Brasil (como foi o caso do meu MFA em Simon Fraser) ninguém pode revalidar o diploma.4. Do programa de pós-graduação vai para a câmara de PPG;5. Daí vai para a pró-reitoria de PG;6. Daí vai para a mão do reitor; 7. Caso vc já esteja concursado (como é teu caso), vc vai ter que solicitar progressão na tua IFES. Isso significa que o diploma vai para comissão interna (departamento ou centro);8. Daí vai para a CPPD;9. Daí para a pró-reitoria de gestão de pessoal (ou similar);10. Daí para o reitor da tua IFES;11. Aí vc terá que esperar emissão da portaria.

Neste ponto vc deve estar perguntando porque não existe uma lista autorizada de universidades no MEC? Ou porque um diploma de, digamos, Stanford para o MEC vale menos do que um doutorado obtido no Instituto Ideia (http://ideiaeduc.com.br/). Eu também gostaria saber.

Abraço e boa sorte na empreitada,
Damián



Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller

 		 	   		  


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L