[ANPPOM-Lista] Programa Ciência sem Fronteiras - CNPq/CAPES

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Seg Jan 16 13:26:14 BRST 2012

> From: Marcelo Carneiro de Lima <marcelo.arcos2 em gmail.com>:> por favor me ensinem a fazer e colocar um código de barras nos meus produtos

Estranhamente, esta colocação é pertinente. O impacto da produção acadêmica é medido pelo número citações. Esse cálculo é utilizado na hora de avaliar revistas científicas, eventos, e a nossa produção como pesquisadores. O volume dessa produção define a importância da área.

Como a maior parte da produção musical não está indexada (ou seja, não tem código de barras), na hora que o CNPq, a Capes e outras agências decidem a distribuição do orçamento, o resultado é esse que conhecemos. Essa realidade não tem relação direta com o lucro. O crédito acadêmico depende da distribuição livre e gratuita dos seus produtos. Mas esses produtos precisam estar identificados.

A iniciativa da nossa diretoria é excelente:
> Assim, inspirada pelo documento enviado ao CNPq pelas sociedades> científicas da área de ciências sociais (Anpocs, Abri, ABA, ABCP e SBS), a> Anppom entrará em contato com as associações da área de Artes/Música para> propor a elaboração de documento que recomende a ampliação do escopo do> Programa.> Luciana Del-Ben

Eu não quero soar pessimista, mas tenho a impressão que o argumento contra uma fatia maior do orçamento para Artes é a falta de produtividade. Talvez valha a pena reforçar essa ação colocando como contrapartida a indexação dos produtos artísticos.

Abraços,Damián

Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller