[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes

Caio Barros caio.barros em gmail.com
Ter Jan 17 22:53:50 BRST 2012


O que você está descrevendo é um sistema de competição em que aquele
docente que produzir mais receberá mais bolsas e financiamentos.

Não há nenhuma conexão entre esse aumento de produção (que no caso
significa simplesmente publicar mais) e o aumento de qualidade da pesquisa,
se garante alguma coisa é o contrário. Muito menos isso garante que os
docentes gerem produtos mais úteis para a sociedade, talvez seja uma
mecanismo de eliminação de professores ociosos, mas não de mal
intencionados ou pesquisas desimportantes. E devo dizer que pela minha
experiência de aluno, mesmo professores ociosos não sofrem tanto assim com
esse sistema como poderia parecer.

De fato ninguém é obrigado a participar de ppg, solicitar bolsa pq ou
prestar concurso público. Mas guardadas as devidas proporções isso é a
mesma coisa que dizer que ninguém precisa trabalhar se não quiser, é só
passar um pouco mais de fome, ué! O que eu quero dizer é que não é bem uma
escolha, porque a alternativa é o desemprego.

É terrível investir dinheiro público em docentes que não produzem, mas
criar um sistema de competição por números de publicações não resolve esse
problema, e muito menos garante que os docentes sirvam a sociedade. Ao
contrário, causa mais produção inútil, ligadas a corporações, etc. E, sim,
problemas de saúde em pessoas que poderiam produzir melhor em melhores
condições de saúde. E, diga-se de passagem, esse tipo de coisa em geral
traz mais custos para tratar essas pessoas e os efeitos ao redor delas do
que a prevenção.

Caio

2012/1/17 Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com>

> Oi Luciano
> Parafraseando um amigo nosso, "nunca antes na história desse país" se
> investiu tanto em ciencia e tecnologia. Quando é que as condições para o
> surgimento de pesquisa de qualidade foram melhores? Durante a ditadura?
> Durante os 50 anos em 5 do JK? Durante a monarquia? Quando é que o Brasil
> esteve melhor ranqueado nos indexadores internacionais? Quando é que o
> Brasil teve uma participação maior em organizações e grupos internacionais
> de pesquisa?
> fora isso...
> - Ninguém é obrigado a participar de um PPG;
> - Ninguém é obrigado a solicitar bolsa de PQ;
> - Quando o professor universitário presta concurso é informado de início
> que terá que se desdobrar no serviço de tres profissionais, um que cuida do
> ensino, outro que cuida da pesquisa e outro que cuida da extensão; ele não
> é obrigado a assinar o contrato de trabalho;
> - No processo de progressão funcional as aulas, composições e concertos
> contam como aulas, composições e concertos; as pesquisas contam como
> pesquisas;
> - Pesquisa de baixa qualidade sempre existiu e sempre existirá e deve ser
> respondida/desbancada com pesquisa de alta qualidade nos foruns apropriados.
> - Tudo isso acima pode ser mudado se a classe assim o desejar. Não sei se
> a sociedade vai ficar satisfeita em pagar os salários de professores que
> são pagos prá pensar e não se sentem na obrigação de publicar o que pensam
> porque isso pode lhes causar distúrbios psicossomáticos ou porque aquilo
> que publicam logo ficará obsoleto.
>
> Rogério
>
> --- On *Tue, 1/17/12, luciano cesar <lucianocesar78 em yahoo.com.br>* wrote:
>
>
> From: luciano cesar <lucianocesar78 em yahoo.com.br>
>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a
> saúde dos docentes
> To: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>, "Rogerio Budasz"
> <rogeriobudasz em yahoo.com>
> Date: Tuesday, January 17, 2012, 9:00 AM
>
>
> Caro Rogério Budaz,
>
>     Entendo desse texto que o que está em questão não é a produtividade em
> si, mas 1) as condições que se oferecem para que ela aconteça e 2) os
> critérios que determinam a relação quantidade/qualidade para cada área.
>     Não acho que as condições atuais sejam adequadas, até por exigirem um
> abandono do ensino pela "pesquisa", coisa que Adorno, Einstein, Marx ou
> Schoenberg não enfrentaram no nível atual: os alunos de graduação não tem
> uma formação que lhes permita acompanhar a pesquisa dos docentes porque no
> Brasil de hoje a escola está sucateada. Ensinar na graduação é muito mais
> difícil e muito mais distante de pesquisar. No entanto, cobra-se ambas
> atividades. O que dizer então da produção artística...
>    Então, se nem as aulas nem as composições, nem os concertos contam como
> pesquisa, o professor tem que se desdobrar... Assim a lógica de mercado
> funciona. É culpa do funcionário não ser capaz de fazer o serviço de três
> ou quatro profissionais. A qualidade da pesquisa tem decaído tanto porque
> será?
>    Acho temerário perceber as reinvindicações como desculpa pra encostar.
> Se não chegamos a consensos como classe, as condições só tendem a piorar.
>
> Cordial abraço,
>
> Luciano Cesar Morais.
>
>
> --- Em *seg, 16/1/12, Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com>* escreveu:
>
>
> De: Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a
> saúde dos docentes
> Para: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Data: Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012, 0:34
>
> Desculpe, mas dessa vez não consegui ficar quieto.
> Li e reli o artigo no link e está parecendo pretexto de quem quer se
> encostar. Ser pago para pensar e não produzir? Que absurdo é esse? Os
> maiores pensadores do século passado--antes do famigerado
> "neo-liberalismo"--produziam prá caramba. Olha só o Adorno, citado há
> pouco. E o Mário de Andrade, Curt Lange, e tantos outros. Alguém foi
> perguntar prá eles se eles sentiam problemas psicossomáticos,
> psicopatológicos e comportamentais por estarem produzindo tanto?
> Uma geração que está com a obsolescência programada? E desde quando foi
> diferente? Desse destino nem o Einstein escapou.
>
> Rogério
>
> --- On *Sat, 1/14/12, Marcelo Carneiro de Lima <marcelo.arcos2 em gmail.com>*wrote:
>
>
> From: Marcelo Carneiro de Lima <marcelo.arcos2 em gmail.com>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a
> saúde dos docentes
> To: "Alexandre Ficagna" <alexandre_ficagna em yahoo.com.br>
> Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Date: Saturday, January 14, 2012, 5:46 AM
>
> Interessante o artigo, e os assuntos em pauta são extremamente
> pertinentes. Já estava mesmo na hora de começarmos a falar sobre estes
> problemas, além das muitas 'variações' que surgem a partir destes mesmos
> temas.
>
> Talvez valha à pena reforçar o que já está no texto e na fala dos
> pesquisadores: as questões apresentadas intensificaram-se a partir da
> ascenção dos valores, ações político-econômicas-culturais, e preceitos do
> neo-liberalismo a partir dos anos 90, e seus efeitos são hoje nítidos em
> praticamente todas as atividades do brasileiro: dos estudantes dos ensinos
> fundamental e médio, ao adulto, em todas as etapas de sua vida/atividade
> profissional e social.
>
> E agora...
> abs
> Marcelo Carneiro
>
> Em 13 de janeiro de 2012 17:15, Alexandre Ficagna <
> alexandre_ficagna em yahoo.com.br> escreveu:
>
> Olá a todos,
>
> matéria publicada no site do Andes:
>
> http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5020
>
> Um abraço a todos
> Alexandre Ficagna
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