[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes

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Seg Jan 23 00:54:05 BRST 2012


concordo plenamente, Silvio, e me lembro do Brecht: "nós devemos  
construir o país para a história, e não para a estatística". Ou, em  
outras palavras, não devemos priorizar a lógica da quantidade  
estatística em detrimento da singularidade qualitativa!
abs
RRR


Citando silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>:

> caros,
>
> importante este esclarescimento de rogério budaz:
>
>> O sistema premia o mérito e o mérito é avaliado segundo vários  
>> fatores, dos quais a quantidade é apenas um, e nem é o mais  
>> importante.
>
> isto é fato.
> no mais, em um momento em que todos correm atrás de produção, todos  
> passam a ter produção semelhante e o diferencial volta a ser a  
> qualidade do que é produzido (sua pertinência, atualidade,  
> originalidade).
> e neste momento volta a participar dos sistemas a avaliação  
> subjetiva (o que é pertinente? o que é atual? o que é original?).
>
> em reunião recente a fapesp reuniu 2000 mil, dos 9000 pesquisadores  
> participantes de seu sistema, para dizer-nos que devemos visar a  
> qualidade, a originalidade, o impacto (sobretudo o impacto, os  
> desdobramentos de uma pesquisa), atualidade e pertinência.
> ou seja, a avaliação quantitativa da produção é algo a ser evitado,  
> pois produz monstros.
>
> mas, fica a pergunta: como lidar com a questão da subjetividade na avaliação?
>
> sem dúvida, para nós pesquisadores da área de música isto não será  
> feito se incluirmos mais algebra elementar e teoria dos conjuntos em  
> nossos trabalhos.
>
> abs
> silvio
>
> On Jan 17, 2012, at 11:46 PM, Rogerio Budasz wrote:
>
>> Caio,
>>
>> minhas respostas entre os parágrafos...
>>
>> > O que você está descrevendo é um sistema de competição
>> > em que aquele docente que produzir mais receberá mais bolsas
>> > e financiamentos.
>>
>> Claro que não. O sistema premia o mérito e o mérito é avaliado  
>> segundo vários fatores, dos quais a quantidade é apenas um, e nem é  
>> o mais importante.
>>
>> > Não há nenhuma conexão entre esse aumento de produção
>> > (que no caso significa simplesmente publicar mais) e o aumento
>> > de qualidade da pesquisa, se garante alguma coisa é o contrário.
>> > Muito menos isso garante que os docentes gerem produtos mais
>> > úteis para a sociedade, talvez seja uma mecanismo de eliminação
>> > de professores ociosos, mas não de mal intencionados ou pesquisas
>> > desimportantes. E devo dizer que pela minha experiência de aluno,
>> > mesmo professores ociosos não sofrem tanto assim com esse sistema
>> > como poderia parecer.
>>
>> Então vc não leu direito a minha mensagem, em nenhum momento fiz  
>> uma apologia da quantidade. Adorno, Curt Lange e Mário de Andrade  
>> produziram muita coisa que hoje consideraríamos "desimportante" mas  
>> que foi essencial na construção de cada um deles como pesquisador.  
>> Além disso quando algum de nós escreve ou publica algo  
>> "desimportante" é essencial que nossos pares nos avaliem na justa  
>> medida, e existem mecanismos para isso. Se não existir essa  
>> dinâmica aí sim a área vai estar condenada à irrelevância e  
>> esterilidade.
>>
>> > De fato ninguém é obrigado a participar de ppg, solicitar bolsa pq
>> > ou prestar concurso público. Mas guardadas as devidas proporções
>> > isso é a mesma coisa que dizer que ninguém precisa trabalhar se
>> > não quiser, é só passar um pouco mais de fome, ué!
>> > O que eu quero dizer é que não é bem uma escolha, porque a
>> > alternativa é o desemprego.
>>
>> De maneira nenhuma. Existem muitas outras alternativas para o  
>> professor universitário que não quer ou não pode produzir. Não sou  
>> conselheiro vocacional, existem profissionais formados nessa área.
>>
>> > É terrível investir dinheiro público em docentes que não produzem,
>> > mas criar um sistema de competição por números de publicações
>> > não resolve esse problema, e muito menos garante que os docentes
>> > sirvam a sociedade. Ao contrário, causa mais produção inútil, ligadas a
>> > corporações, etc. E, sim, problemas de saúde em pessoas que poderiam
>> > produzir melhor em melhores condições de saúde. E, diga-se de passagem,
>> > esse tipo de coisa em geral traz mais custos para tratar essas pessoas e
>> > os efeitos ao redor delas do que a prevenção.
>>
>> Concordo em número e grau. Avaliar apenas a quantidade leva à  
>> situação que vc descreve. Lembro apenas que nós não "criamos" esse  
>> sistema.
>>
>> Rogério
>>
>>
>>
>> 2012/1/17 Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com>
>> Oi Luciano
>> Parafraseando um amigo nosso, "nunca antes na história desse país"  
>> se investiu tanto em ciencia e tecnologia. Quando é que as  
>> condições para o surgimento de pesquisa de qualidade foram  
>> melhores? Durante a ditadura? Durante os 50 anos em 5 do JK?  
>> Durante a monarquia? Quando é que o Brasil esteve melhor ranqueado  
>> nos indexadores internacionais? Quando é que o Brasil teve uma  
>> participação maior em organizações e grupos internacionais de  
>> pesquisa?
>> fora isso...
>> - Ninguém é obrigado a participar de um PPG;
>> - Ninguém é obrigado a solicitar bolsa de PQ;
>> - Quando o professor universitário presta concurso é informado de  
>> início que terá que se desdobrar no serviço de tres profissionais,  
>> um que cuida do ensino, outro que cuida da pesquisa e outro que  
>> cuida da extensão; ele não é obrigado a assinar o contrato de  
>> trabalho;
>> - No processo de progressão funcional as aulas, composições e  
>> concertos contam como aulas, composições e concertos; as pesquisas  
>> contam como pesquisas;
>> - Pesquisa de baixa qualidade sempre existiu e sempre existirá e  
>> deve ser respondida/desbancada com pesquisa de alta qualidade nos  
>> foruns apropriados.
>> - Tudo isso acima pode ser mudado se a classe assim o desejar. Não  
>> sei se a sociedade vai ficar satisfeita em pagar os salários de  
>> professores que são pagos prá pensar e não se sentem na obrigação  
>> de publicar o que pensam porque isso pode lhes causar distúrbios  
>> psicossomáticos ou porque aquilo que publicam logo ficará obsoleto.
>>
>> Rogério
>>
>> --- On Tue, 1/17/12, luciano cesar <lucianocesar78 em yahoo.com.br> wrote:
>>
>> From: luciano cesar <lucianocesar78 em yahoo.com.br>
>>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando  
>> com a saúde dos docentes
>> To: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>, "Rogerio  
>> Budasz" <rogeriobudasz em yahoo.com>
>> Date: Tuesday, January 17, 2012, 9:00 AM
>>
>>
>> Caro Rogério Budaz,
>>
>>     Entendo desse texto que o que está em questão não é a  
>> produtividade em si, mas 1) as condições que se oferecem para que  
>> ela aconteça e 2) os critérios que determinam a relação  
>> quantidade/qualidade para cada área.
>>     Não acho que as condições atuais sejam adequadas, até por  
>> exigirem um abandono do ensino pela "pesquisa", coisa que Adorno,  
>> Einstein, Marx ou Schoenberg não enfrentaram no nível atual: os  
>> alunos de graduação não tem uma formação que lhes permita  
>> acompanhar a pesquisa dos docentes porque no Brasil de hoje a  
>> escola está sucateada. Ensinar na graduação é muito mais difícil e  
>> muito mais distante de pesquisar. No entanto, cobra-se ambas  
>> atividades. O que dizer então da produção artística...
>>    Então, se nem as aulas nem as composições, nem os concertos  
>> contam como pesquisa, o professor tem que se desdobrar... Assim a  
>> lógica de mercado funciona. É culpa do funcionário não ser capaz de  
>> fazer o serviço de três ou quatro profissionais. A qualidade da  
>> pesquisa tem decaído tanto porque será?
>>    Acho temerário perceber as reinvindicações como desculpa pra  
>> encostar. Se não chegamos a consensos como classe, as condições só  
>> tendem a piorar.
>>
>> Cordial abraço,
>>
>> Luciano Cesar Morais.
>>
>>
>> --- Em seg, 16/1/12, Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com> escreveu:
>>
>> De: Rogerio Budasz <rogeriobudasz em yahoo.com>
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando  
>> com a saúde dos docentes
>> Para: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> Data: Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012, 0:34
>>
>> Desculpe, mas dessa vez não consegui ficar quieto.
>> Li e reli o artigo no link e está parecendo pretexto de quem quer  
>> se encostar. Ser pago para pensar e não produzir? Que absurdo é  
>> esse? Os maiores pensadores do século passado--antes do famigerado  
>> "neo-liberalismo"--produziam prá caramba. Olha só o Adorno, citado  
>> há pouco. E o Mário de Andrade, Curt Lange, e tantos outros. Alguém  
>> foi perguntar prá eles se eles sentiam problemas psicossomáticos,  
>> psicopatológicos e comportamentais por estarem produzindo tanto?
>> Uma geração que está com a obsolescência programada? E desde quando  
>> foi diferente? Desse destino nem o Einstein escapou.
>>
>> Rogério
>>
>> --- On Sat, 1/14/12, Marcelo Carneiro de Lima  
>> <marcelo.arcos2 em gmail.com> wrote:
>>
>> From: Marcelo Carneiro de Lima <marcelo.arcos2 em gmail.com>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando  
>> com a saúde dos docentes
>> To: "Alexandre Ficagna" <alexandre_ficagna em yahoo.com.br>
>> Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> Date: Saturday, January 14, 2012, 5:46 AM
>>
>> Interessante o artigo, e os assuntos em pauta são extremamente  
>> pertinentes. Já estava mesmo na hora de começarmos a falar sobre  
>> estes problemas, além das muitas 'variações' que surgem a partir  
>> destes mesmos temas.
>>
>> Talvez valha à pena reforçar o que já está no texto e na fala dos  
>> pesquisadores: as questões apresentadas intensificaram-se a partir  
>> da ascenção dos valores, ações político-econômicas-culturais, e  
>> preceitos do neo-liberalismo a partir dos anos 90, e seus efeitos  
>> são hoje nítidos em praticamente todas as atividades do brasileiro:  
>> dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, ao adulto, em todas  
>> as etapas de sua vida/atividade profissional e social.
>>
>> E agora...
>> abs
>> Marcelo Carneiro
>>
>> Em 13 de janeiro de 2012 17:15, Alexandre Ficagna  
>> <alexandre_ficagna em yahoo.com.br> escreveu:
>> Olá a todos,
>>
>> matéria publicada no site do Andes:
>>
>> http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5020
>>
>> Um abraço a todos
>> Alexandre Ficagna
>>
>> http://soundcloud.com/alexandre-ficagna
>> www.myspace.com/alexandreficagna
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