[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes‏

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Seg Jan 23 17:37:32 BRST 2012

Caros Silvio e Rogério,

Nenhum sistema de avaliação é ideal. Mas o fator de impacto é o que tem mais apoio da comunidade científica internacional. Voltamos ao ponto inicial, vamos tentar convencer a Fapesp e o CNPq de que nós somos diferentes e que merecemos uma fatia maior no orçamento porque a música é uma atividade importante, a pesar de que nenhum índice de produtividade indica isso?

Eu tento olhar estas questões do ponto de vista prático. Qual é o nosso objetivo: conseguir que a área de música tenha mais peso financeiro, científico, artístico, institucional? Quais são os caminhos que temos para atingir esse objetivo?

1. convencer todas as outras áreas de que nós somos diferentes e portanto que precisamos de uma métrica de produtividade <própria>, ou
2. adaptar a forma de contabilizar nossa produção para atender as demandas da métrica utilizada pelo resto da comunidade científica.

Cuidado, não estou falando em mudar <o que fazemos> e sim <como apresentamos> o que fazemos para o resto da comunidade. Acho que o Silvio resumiu de forma exata o ponto principal:

> o que vejo de mais contundente nisto que vcs colocam é que deverá, com o tempo, surgir novos habitos de produção e de referencia. nos hábitos atuais escreve-se música, toca-se música, mas sem referir uma pesquisa de outro.

Acredito que as ferramentas para essa mudança já estão aí, o que falta é que nós como comunidade decidamos que queremos colocar a nossa área em pé de igualdade com o resto da produção científica brasileira.

Abraços,Damián

Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller