[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes‏

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Jan 23 19:18:32 BRST 2012

Caros colegas,
Tenho acompanhado esta discussão, muito pertinente e esclarecedora. Gostaria de acrescentar algumas experiências que tenho percebido por aqui.
Trabalho com pesquisa há pouco tempo, não chega a 5 anos. Nos últimos anos, tenho me dedicado mais à produção científica do que artística. Observei que, por não possuir Doutorado e não estar - consequentemente - vinculado a um Programa de Pós-Graduação, não possuo nenhum incentivo para produzir, salvo alguns raros projetos de financiamento para produção de material didático que geralmente são disputados no Departamento ao qual estou vinculado. Quanto à FAPEMA, a instituição de fomento à pesquisa do Maranhão, além de ser uma grande burocracia para conseguir algum tipo de apoio, os mecanismos de avaliação dos projetos não possuem critérios claros. Sendo assim, para fazer pesquisa, tenho que bancar toda a aquisição de material, além de não dispor de bolsistas. O único lado positivo é que, por não estar em um PPG, não preciso cumprir as metas produtivistas da CAPES e do CNPq para manter um "nível da avaliação" do
 programa. Dessa forma, é possível investir mais na qualidade dos trabalhos, porém, dentro das restritas possibilidades institucionais.
Apenas fiz este comentário para que nós pensemos um pouco mais sobre a situação da pesquisa na Universidade. As políticas de pós-graduação não contribuem efetivamente para o trabalho de todos os docentes. Muitos acabam se desmotivando, ainda mais porque no funcionalismo público, seu salário não muda de acordo com sua dedicação. É algo sério a se pensar, pois a estrutura funcional como ela é no Brasil beneficia quem NÃO trabalha.
É uma questão muito importante para levarmos a nossos Departamentos, pois temos autonomia para criar políticas internas de incentivo e valorização de quem está produzindo. Infelizmente, tenho visto que há muitos conflitos internos entre colegas em Departamentos - sejam profissionais ou pessoais. Além de gastar nossas energias, é um grande desperdício de tempo.

Saudações,
Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão