[ANPPOM-Lista] [Sonologia-l] Lattes mais amigavel

Fernando Iazzetta iazzetta em usp.br
Qui Jul 26 19:48:53 BRT 2012

Caros,

Estou com uma dificuldade enorme de acompanhar a discussão. Toda vez
que penso em comentar uma das mensagens, já tem mais duas ou três
reclamando de alguma coisa. O curioso é que ninguém tenham pensado em
solicitar ao CNPq para corrigir os problemas (por exemplo o das
informações que sumiram)...

Tenho que concordar com o Rodolfo, especialmente quando diz que tem
gente que acredita demais no Lattes.

Penso que enquanto ferramenta ele é bom e se presta ao que se propõe:
registrar a produção de pesquisadores.

Minha opinião pessoal é que para as artes, bastava apenas uma entrada
genérica, com três campos: tipo, descrição, ano. E cada um coloca o
que julga necessário.
Mas, aparentemente, esse tipo de plataforma agrada mais quando todo
mundo se sente contemplado com caixinhas para sua produção. Talvez
seja esse um dos motivos por que buscou-se um número abrangente de
itens, em geral mais amplo que a versão anterior.

Quem não achou sua caixinha e tiver paciência, verá que todas as
listas que descrevem a natureza do trabalho, tipo de evento, ou
atividade dos autores, permitem que você coloque "Outra", e descreva o
que esse outra quer dizer. Para quem faz coisas "normais" como compor
com partitura, é possível, por exemplo, declarar a partitura, mas
também registrar a estréia da composição. E se ainda o compositor
achar que é o caso, há um campo para declarar que uma peça que dele
foi tocada por um grupo bacana. E eu não preciso escolher entre
formação vocal ou instrumental como era antes, mas posso dizer que
minha peça é 'eletroacústica para 8 canais com processamento em tempo
real e fogos de artifício' (por exemplo) que o sistema aceita, sem
problemas. E confesso que eu não fico nem um pouco incomodado em
declarar a maior parte da minha produção, não na caixinha da "Música"
nem das "Artes Visuais", mas na genérica "Outra Produção Artística/
Cultural". Parece bom o suficiente, para mim.

Voltando à colocação do Rodolfo (de que tem gente que começa a
acreditar nele, o Lattes). O problema é a gente achar que vai ter mais
peças tocadas (ou recusadas) porque elas estão no (ou sumiram do)
Lattes. Se isso acontece, direta ou indiretamente, acho que temos que
reclamar. O mesmo vai na direção de outra discussão recente aqui, a do
Qualis Artístico (pelo qual também não tenho muita simpatia). O
Qualis, serve para mapear (de maneira quase estatística) a produção de
um programa de pós e apontar para a coerência dessa produção com a
proposta do programa. Se acreditarmos que ele faz mais do que isso,
estamos fritos.

Abraços,
Fernando