[ANPPOM-Lista] Lattes mais amigável, porém...

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Dom Jul 29 10:07:07 BRT 2012

Caros Fernando, Silvio e colegas,

Em relação ao Lattes, lamentavelmente tenho que concordar que estamos
fritos. Pelas informações disponibilizadas pelo CNPq, os dados
estatísticos disponíveis através do Lattes são usados na hora de tomar
decisões orçamentárias:

(http://lattes.cnpq.br/)
<A  extração de dados de CV e Grupos de Pesquisa esta disponível a
todas as instituições de ensino e pesquisa e inovação do País, que
desejam obter os dados de seus grupos de pesquisa, professores,
pesquisadores e alunos registrados na Plataforma Lattes.>
<[o Lattes] se tornou elemento indispensável e compulsório à análise
de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de
ciência e tecnologia.>

> para as artes, bastava apenas uma entrada genérica, com três campos: tipo, descrição, ano.

Essa proposta é boa porque é abrangente. Porém o nosso problema vai
muito além da questão do formato. As publicações em revistas são
indexadas e têm um peso proporcional ao nível da publicação (medido
através do impacto – p. ex. via JCR). Na produção artística não existe
nada equivalente. Por isso, um colega da física pode rir na nossa cara
na hora de discutir produtividade. Não temos argumentos objetivos.

Abraços,
Damián