[ANPPOM-Lista] Lattes mais amigável, porém...

Fernando Iazzetta iazzetta em usp.br
Dom Jul 29 13:16:19 BRT 2012

Damián,

Concordo com o Silvio, e me parece que os físicos não estão sequer
preocupados com a gente (pelo menos não neste contexto).

Eu acho que há uma vontade de alguns de dar ao Qualis artístico o
mesmo papel dado a outras medidas de impacto usadas para produção
científica. Particularmente acho isso desnecessário e inviável (pelo
menos com o atual modelo de avaliação do Qualis). Há uma série de
diferenças entre a produção artística e a científica que estariam
sendo ignoradas se quisermos colocar o atual Qualis Artístico como
equivalente dos medidores de impacto usados para publicação científica.

E volto a insistir, os Qualis avaliam programas e não indivíduos.
Lamentavelmente, algumas instituições têm usado o Qualis para
determinar parâmetros para concessão de bolsas ou estabelecer
critérios em concursos. Isso me parece um grande erro.

Abraço, fernando