[ANPPOM-Lista] Alexandria

Rodolfo Caesar rodolfo.caesar em gmail.com
Dom Jun 3 09:04:08 BRT 2012

Prezados colegas da lista,

Peço um minuto:

Devo apresentar, à Coordenação do meu programa de PG, um dos tres
únicos exemplares que recebi como pagamento por parte de livro
publicado. Caso contrário, não obterei minha perseguida pontuação na
CAPES.
Consideração:
- (A exigência de cópias editadas, não-xerográficas se deve à denodada
luta contra a pirataria.) Se todos os colegas de outras unidades que
também participaram do livro sacrificarem como eu o seu terço, a
biblioteca terá várias cópias inutilmente idênticas, somando um
capital muitas vezes superior àquele que ora nos locupleta!
Perguntas:
1 - Creio que apenas os livros impressos são cobrados. Penso em,
brevemente, publicar um novo sítio na rede, pleno de textos e
dinamicamente aberto a contribuições. Esse trabalho não deveria
receber comparável tratamento? Mas como depositar uma cópia de site
sem sacrificar sua dinâmica?
1.1 - Cópia de site para DVD é pirataria?
2 - Participei de um concerto no qual, em uma das peças do programa,
improvisei durante vinte e cinco (conforme soube depois:
intermináveis) minutos. Ninguém gravou! Mas se serve como produção
intelectual, como fica seu registro nessa biblioteca?
3 - Devo concluir que as artes dinâmicas, cujo suporte material é o
som no ar, em sua breve duração, são discriminadas contra o fundo das
publicações gutenberguianas? Isso não atrairia nefandas consequencias
para o setor musical?
3.1 - As partituras notadas são depositáveis?
3.1.1 - Nesse caso, aquelas que acabam de ser impressas pelos
finales-sibelius servem, ou somente as que forem editadas por uma
Schott alemã?
3.1.1.1 - Pergunta maldosa: quem possuir um finale-sibelius pirateado,
a cópia de sua obra é também pirataria?

Agradecendo cordialmente,

Rodolfo Caesar