[ANPPOM-Lista] Sugestões de bibliografia sobre percepção multimodal

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Dom Jun 3 22:39:22 BRT 2012




 Caro Alexandre,vc conhece o trabalho de Nicholas Cook intitulado "Analysing Musical Multimedia" (Oxford Univ. Press, 1998)? O cap. 1 trata justamente da sinestesia, enfocando a audição colorida de Messiaen e Scriabin e uma obra de Schoenberg ("Die glückliche Hand"). Não sei se ainda é um texto de referência, mas achei muito interessante discuti-lo quando a gente tinha o grupo de semiótica da música na PUC/SP, coordenado pelo meu saudoso orientador, J. L. Martinez. espero que encontre o texto! abs,Marcus.
 
 
prof. Dr. Marcus Straubel Wolff
Mestre em História Social da Cultura (PUC/RJ)
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP)
Faculdades de  Música e Comunicação
Universidade Candido Mendes, campus Friburgo e Rio, RJ.

 


Date: Thu, 31 May 2012 15:27:32 -0700
From: alexandre_ficagna em yahoo.com.br
To: anppom-l em iar.unicamp.br
Subject: [ANPPOM-Lista]  Sugestões de bibliografia sobre percepção multimodal

Caros colegas,
gostaria de estudar este assunto relacionado ao campo da arte, sobretudo no que diz respeito ao fato de "ouvirmos" linhas, pontos, planos, ao escutar uma música, ou então, "vermos" uma polifonia num quadro de Klee, etc. Meu foco não são os casos de "confusão sensorial", mas sim, a integração dos sentidos na percepção de algo.Na área da música o Sciarrino toca nesse assunto, bem como aqueles que estudaram suas obras. Na filosofia, há o conceito de "espaço háptico", formulado pelo Deleuze. 
Mas eu gostaria mesmo eram de indicações de bibliografia mais básica (mas acessível ao
 não-especialista, ainda que provavelmente na área das ciências cognitivas).Por exemplo, me foi indicado o livro chamado "Perception e Intermodalité", que é de 1997, e fiquei na dúvida se nos últimos 15 anos este livro continua sendo uma referência. Ou então, existe uma bibliografia sobre a qual os artigos deste livro se baseiam?
Alguém sabe se os livros do Antonio Damásio se relacionam a este assunto? (o "Erro de Descartes", por exemplo, foca mais na questão da influência das emoções na cognição, não me parece entrar no assunto da interdependência dos sentidos. Já "em busca de Espinosa" eu não conheço).E os do Oliver Sacks, pode-se considerar bibliografia básica ou está mais para "anedótico"?
Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.
Cordialmente
Alexandre Ficagna--------------------------------------------------
Universidade Estadual de LondrinaDep. Música e Teatro http://soundcloud.com/alexandre-ficagnawww.myspace.com/alexandreficagna---------------------------------------------------Endereço:Avenida Juscelino Kubitschek, 3117, apto 603Bairro: Vl. IpirangaLondrina - PRCEP: 86010-540        De: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
 Para: lilianabollos em uol.com.br; anppom-l em iar.unicamp.br 
 Enviadas: Terça-feira, 29 de Maio de 2012 13:46
 Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Enc: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência
   

Olá Liliana,

Pois é, temos que suscitar esta discussão. Inclusive uma musicista da rede pública de Porto Alegre estava dizendo que produção
 artística não conta pontos para progressão de carreira na prefeitura.
É fundamental reforçar que a Universidade é o elemento transformador da sociedade; é o principal mecanismo de produção e disseminação do conhecimento. Se nós não resolvermos a questão da Arte em nossos Estatutos e Departamentos, consequentemente os demais organismos não vão se adaptar para comportar os cargos que trabalham exclusivamente com a Arte e tem este tipo de produção.



Cordialmente

Daniel L. CerqueiraUniversidade Federal do Maranhão


--- Em ter, 29/5/12, lilianabollos <lilianabollos em uol.com.br> escreveu:

De: lilianabollos <lilianabollos em uol.com.br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Enc: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Data: Terça-feira, 29 de Maio de 2012, 13:30

Caro, Daniel, acho interessantíssimo o artigo e sua atitude de nos colocar a par é louvável. Parabéns! acho um absurdo essa burocracia de pontuação, e pensando em arte x ciência, a primeira sempre
 perde na busca de vagas, orçamento, projetos, etc.

um abraço,
Liliana

http://lilianabollos.com.br/




Em 28/05/2012 13:16, Daniel Lemos < dal_lemos em yahoo.com.br > escreveu:





Caros colegas,

Repasso a vocês uma interessante crítica de jornal enviada por Vinícius Fraga para a Lista de discussão dos estudantes da pós em Música da Universidade Federal da Bahia: um relato do escritor Charles Kiefer ("professor e escritor", segundo ele) sobre a valoração da Arte e da Ciência na Universidade:

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc/576275_322289637847075_60210871_n.jpg



Daniel L. Cerqueira
Universidade Federal do Maranhão


--- Em seg, 28/5/12, Vinicius de Sousa Fraga  escreveu:


De: Vinicius de Sousa Fraga 
Assunto: [Estudantes-PPGMus] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência
Para: estudantes-ppgmus em googlegroups.com
Data: Segunda-feira, 28 de Maio de 2012, 12:47


A matéria a seguir foi publicada no jornal Zero Hora do RS, se não me engano. Nela, Charles Kiefer demonstra como a diferença entre os pesos de avaliação na CAPES entre pesquisa em arte e em ciência gera situações absurdas.
 
Segue:

http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/576275_322289637847075_60210871_n.jpg

 

 
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