[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Dr. K musicoyargentino em gmail.com
Qui Jun 21 12:13:21 BRT 2012

Pessoal,

Devo confessar que as últimas discussões aqui na lista têm sido muito
desencorajadoras. Não sei se é porque estou num dos locais mais
remotos do Brasil, onde fazem poucos anos não existia praticamente
nada em pesquisa musical. Essa situação me obrigou arregaçar as mangas
e fazer. Aqui nada chega por dádiva do governo ou da IFES. Aqui os
espaços se fazem ou desaparecem.

Nas duas últimas discussões que houve sobre produtividade e avaliação
em pesquisa surgiram duas propostas concretas. Uma foi um seminário
tratando da questão produtividade, com foco no impacto da produção nas
decisões orçamentárias (por exemplo, Programa Ciência sem Fronteiras).
A outra proposta foi a reformulação do Qualis Artístico, tentando
atender a nossa produção dentro do ambiente acadêmico.

A situação da área de música na região Norte é crítica. Não existe
pós-graduação com foco em música (o mestrado no Pará é genérico em
Artes). A produção em pesquisa é resultado do esforço puramente
individual. Como não existem programas específicos, as universidades e
a Capes não são obrigadas a apoiar atividades em pesquisa musical.
Portanto, a única saída é concorrer nos editais a nível regional e
nacional. Nesse contexto, as propostas que não estão dentro das <áreas
prioritárias> para a região Amazônica (saúde e biologia) são
excluídas.

Enfim, acho que um uso produtivo da nossa lista seria tentar encontrar
soluções conjuntas para os problemas. A situação da pesquisa na região
Norte é essa. A exclusão da música em editais regionais e nacionais
acontece. O Qualis existe e é aplicado nas decisões orçamentárias e
nos planos de carreira.

Abraços,
Damián

--
Dr. Damián Keller
NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP),