[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

luciano cesar lucianocesar78 em yahoo.com.br
Seg Jun 4 12:44:23 BRT 2012

Caro Damián,

  Em relação a esta afirmação de seu email:

"As colocações do Valério e do Álvaro são pertinentes. A avaliação do
trabalho precisa levar em conta o impacto na área e fora da área
específica. Parte desse impacto depende da capacidade do músico de
comunicar os resultados do seu trabalho para outros pesquisadores.
Lamentavelmente, só o resultado sonoro não é suficiente."

    Fora da área do trabalho nada tem impacto nenhum! A menos que consideremos a imprevisível e produtiva esquizofrenia (no bom sentido) da interdiscilinariedade. Uma má compreensão da física quântica que faz vomitar os físicos tem dado frutos vergonhosos quando em diálogo com a história ou mesmo a arte. Interdisciplinaridade é dialogar com o lixo das outras áreas? Achoque para uma ideia poder dialogar em outras disciplinas, ela tem que demonstrar consistência dentro da própria área.
   Quanto a questão de o resultado sonoro não ser suficiente, o que você está reproduzindo é a velha máxima das leis de mercado: não basta o artista ser bom, ele tem que saber se vender. O resultado, mais cedo ou mais tarde se mostrará irrelevante nessa estrutura de venda. O mercado já chegou nesse ponto. Seguindo o raciocínio, a performance acadêmica também não demora a se capitalizar também.
   Acho necessário frisar que estamos falando de performance acadêmica, ou seja, aquela área de atuação específica em música que inclui o ensino, desenvolvimento e atuação de procedimentos interpretativos amparados por uma visão crítica, histórica, estética, em diálogo com a produção contemporânea e com a pesquisa de abordagens do repertório. A questão é se é essencial ou não a produção específica para o um professor dessa área. Ninguém é obrigado a fazer, mas os critérios de avaliação de professores pesquisadores artistas não podem colocá-los em uma situação de desvantagem curricular em relação a outros pesquisadores de áreas cujos modelos se adequaram melhor a critérios científicos, desde que estejam cumprindo a produtividade esperada em sala de aula, pesquisa e extensão. Tá tudo explicado no texto  divulgado do Charles, Keiffer e é esse ponto que acho que o Álvaro e o Valério não estão considerando, por
 pertinentes que sejam suas observações.
   Estou avisando faz tempo, essa dificuldade de consenso entre nós vai acabar validando a concepção de arte como livre iniciativa da vadiagem feita no tempo livre de pesquisadores considerados sérios só quando produzem pesquisa teórica nos moldes das revistas qualis A e dos parâmetros do congressos científicos internacionais.
   Eu acho isso um tiro no pé.

Abraços,

Luciano Cesar Morais