[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-l, volume 86, assunto 35

Dr. K musicoyargentino em gmail.com
Ter Jun 19 11:24:58 BRT 2012


Caros,

Concordo totalmente com o Rodolfo em relação ao anacronismo dos parâmetros
de avaliação utilizados na nossa área. As duas sugestões colocadas são
viáveis em conjunto:
- Avaliação pelo canal de publicação do trabalho (editora, evento, meio
eletrônico, etc.);
- Ajuste permanente da classificação desses canais.

Essas duas propostas preenchem alguns requisitos básicos. O impacto não é
avaliado por critérios subjetivos (do tipo vende mais, está nos top ten, o
curador fulano gostou, etc.) e não impone uma hierarquia fixa imutável (uma
boa execução colocada no YouTube pode ter 1 milhão de acessos em poucos
dias, superando a divulgação de uma apresentação na Scala de Milão).

Em relação ao impacto, acho que temos que lembrar que estamos falando de um
mecanismo de avaliação da produção acadêmica (como o Luciano colocou). O
Qualis (e os outros indicadores de produção) servem somente para ajudar nas
decisões sobre orçamento, progressão na carreira, etc. Esse tipo de
indicadores simplificados é inútil para comparar casos isolados ou
tendências históricas. Nesse contexto, impacto significa adequação do
produto cultural aos critérios definidos. No caso da produção científica o
principal critério é o número de citações.

Em relação ao Qualis artístico, tem dois gargalos: os critérios de
classificação dos canais de divulgação e a regra da Capes de ajuste a cada
três anos. De novo, aqui seria útil ter uma posição da nossa representante
em relação à flexibilidade (ou não) da Capes para mudar essa regra. Sobre
os critérios, a proposta do Silvio pode funcionar em combinação com algum
fator quantitativo similar às citações bibliográficas (abrindo espaço para
formas de divulgação <informal>, e.g., blog, comunidades virtuais, arte
pública, etc.).

Abraços,
Damián


Dr. Damián Keller

NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research (NAP),
Federal University of Acre / http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
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