[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Dom Mar 18 23:27:30 BRT 2012

Caro Daniel,

Lembro aqui de uma experiência.
Em 1994 Flo Menezes, eu e os alunos do festival de campos do jordão compusemos uma grande peça para isntrumentos e eletrônica como resultado do curso de composição.
A peça, intitulada Campos de Pássaros, está gravada em CD Música Maximalista (creio que o segundo volume)
Mas existem diversas formas de composição coletiva.
Mozart mantinha uma verdadeira oficina e seu Requiem é resultado desta oficina bem como suas ultimas sinfonias e a Cantata Maçônica.
Cabe saber bem o que entende0se por composição coletiva e o quanto seus participantes realmente participam do processo desde seus primeiros passos.
Cito o exemplo de Campos pois dele participaram, dentre os 9 alunos do curso, alguns que hoje se destacam no panorama da música brasileira como Pedro Kroeger e Sérgio Kafegian.
Pelo visto temos diversas experiências no Brasil.
Fora do Brasil uma experiência surpreendente é o trabalho do grupo L'Itineraire, que realizaram diversas obras coletivas nos anos 80.

Abs
Silvio Ferraz