[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Seg Mar 19 22:11:54 BRT 2012

Caro Daniel e demais colegas

há alguns anos tenho participado de iniciativas de composição coletiva e
posso colecionar alguns tipos de experimento.

Em 2003-2005 participei, com Daniel Quaranta, Luiz Eduardo Castelões e
Rodolfo Caesar, tanto do grupo Experimenta (eu + Quaranta + Castelões)
quanto do AnãMagra (os quatro, posteriormente só eu e Caesar). Em ambos os
casos, alguém vinha com uma base ou um som a ser transformado pelo outro.
Me lembro de ter botado na roda um sambão de gafieira todo picotado; Caesar
botou uma invenção de Bach filtrada; Quaranta, um ritmo de Candomblé;
Castelões, algumas buzinas sequenciadas, etc.

Isso deu margem, se bem me lembro, para algumas músicas minhas (A Escada
Infinita, A Morte do Compositor de Terno:
http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm) e de
outras tantas de Caesar, que ele chama de "Quatro Peças para 'Lounge" (
http://sussurro.musica.ufrj.br/abcde/c/caesarrodolf/20052005/caesarro7.htm).
No Experimenta deu um Frankstein bem interessante, que apresentamos na
Bienal de 2003 (Heterotopias 2). Infelizmente isso não está no ar.

O procedimento era como de uma transformação contínua de um tema de
passacaglia, por exemplo: cada um vinha com uma camada a mais (ou a menos)
em um bolo que partiu de uma ideia ou material musical bem simples.

Um outro projeto que participo há anos é o Duo N-1, com Giuliano Obici. Ali
fazemos de tudo: compomos, criamos instrumentos, improvisamos, tocamos,
criamos imagens e relações audiovisuais, fuçamos em tecnologia. Ultimamente
temos nos especializado: realizamos em duo a concepcão das peças
audiovisuais ao vivo mas Giuliano se responsabiliza da realização da
imagem, e eu, do som. No entanto, é uma composição coletiva conseguida às
custas (ou pelo benefício) de muito diálogo, conversas de bar, ensaios
infindos, piração coletiva. Não creio que saia boa coisa de uma prática de
composição coletiva sem uma grande dose de cumplicidade.

Poderia falar também da minha prática de improvisação com Tato Taborda,
realizada há anos também, que é dirigida por ele e pelas sonoridades da
Geralda, seu instrumento:

http://www.youtube.com/watch?v=wvDnbOa1obU

São improvisações livres, mas o material e as direções são todas sugeridas
pelo instrumento!

Enfim, são algumas práticas as quais participei/participo. Posso te dar