[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo rael.gimenes em gmail.com
Qui Mar 22 09:53:10 BRT 2012


Caro Daniel,

Aproveitando as indicações que todos estão dando sobre composições
coletivas, informo também que em 2000 eu, Sergio Kafejian, Ignacio Campos e
Paulo von Zuben trabalhamos em uma obra coletiva para a III Bienal
Internacional de Música Eletroacúsitca de São Paulo, ocorrida no Sesc Vila
Mariana chamada "O tempo da Espiral" . A peça, composta coletivamente, foi
concebida tendo como mote principal a ocupação do espaço arquitetônico do
atrium do Sesc. A formação era: eletroacústica em 10 canais (com
auto-falantes) espalhados em espiral pelo atrium, Grupo de percussão,
faluta, violão e piano. O Sergio tem todas as partituras e gravações da
obra arquivadas e tenho os programas que foram publicados pelo Sesc. Uma
breve menção da obra foi publicada na chamada de eventos da Computer Music
Journal daquele ano.

Abraços e parabéns pelo trabalho.

On Mon, Mar 19, 2012 at 1:34 PM, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>wrote:

>
> Olá prof. Palombini,
>
> Creio que no primeiro exemplo que deste, parecer ser também o papel do
> intérprete na composição coletiva. Então esta participação pode ser
> considerada composição coletiva (assim como na Música Aleatória, o
> intérprete pode também ser considerado compositor?) Ou poderia ser mais um
> caso de "fordismo musical", dada a utilização do intérprete pela sua
> especialidade no domínio do instrumento, seguindo as tarefas ordenadas pelo
> "compositor-chefe"? É uma questão a se pensar... ainda não tenho muito
> claro o que seria de fato a composição coletiva, mas seria interessante
> analisar diversos contextos pra compreender o que pode ser "isto". Vamos
> ver se esboçamos algumas conclusões...
>
> Um abraço,
>
> Daniel Lemos
>
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
>
>
> --- Em *seg, 19/3/12, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>* escreveu:
>
>
> De: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo
> Para: anppom-l em iar.unicamp.br
> Data: Segunda-feira, 19 de Março de 2012, 1:39
>
>
> Daniel,
>
> Não tenho nenhuma referência bibliográfica pra lhe oferecer, mas lembro
> que participei de duas experiências do gênero. A primeira foi em 1984, na
> oficina de composição coletiva que Klaus Huber ministrou no Décimo Segundo
> Curso Latino-Americano de Música Contemporânea, em Tatuí, nos tempos de
> Koellreutter. Participaram da oficina, entre outros, Álvaro Guimarães
> (falecido, <
> http://blog.joseeduardomartins.com/index.php/2009/07/04/alvaro-guimaraes-1956-2009-2/>,
> meu amigo Luiz de Bragança (falecido, <http://youtu.be/PU8fF3uu6Zs>),
> Fortuna (<http://www.youtube.com/watch?v=BYhIO1LQlGI>), que depois fez
> carreira como cantora, e outros que não lembro. Mas lembro muito bem que
> Klaus Huber, depois de me ouvir ao piano, exclamou atônito: "mais c'est de
> la musique de salon!". Ele e Herman Sabbe, no entanto, gostavam de me ouvir
> declamar Rimbaud: "Jadis, si je me souviens bien, ma vie était un festin où
> s'ouvraient tous les coeurs, où tous les vins coulaient. Un soir, j'ai
> assis la Beauté sur mes jenoux. --- Et je l'ai trouvée amère. --- Et je
> l'ai injuriée."
>
> Assim, meu papel na composição coletiva foi de escolher o texto, que foi
> picotado por processos muito elaborados de música contemporânea, o que
> deixou a salvo minha musique de salon. Lembro que após a apresentação, um
> latino-americano mais exaltado, levantou-se na platéia para dizer que
> aquela música era execrável, e que Klaus Huber não teria coragem de
> apresentar aquilo na suíça. E eu defendi o mestre.
>
> A segunda experiência foi em Londres, durante um curso de Analog Sound
> Recording and Production Techniques. Um dos trabalhos do curso era produzir
> em estúdio de 16 canais uma composição coletiva. Isso foi em 1987, e
> passado um quarto de século, o baixo da dita composição ainda me assombra.
>
> Em ambos os casos os resultados foram, de modos diversos, horrorosos.
>
> Abraço,
>
> Carlos
>
> --
> carlos palombini
> www.researcherid.com/rid/F-7345-2011
>
> -----Anexo incorporado-----
>
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