[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Mar 23 13:53:10 BRT 2012


Dámian,

O trabalho do Conrado na UnB, me parece, estava solidamente embasado na
tipo-morfologia do objeto sonoro de Pierre Schaeffer (1966) e me parece que
seguia à risca o preceito da música concreta: da prática à abstração. Em
outras palavras, tenho a impressão que Conrado utilizava a generalidade dos
sons e um conceito generalizado de instrumento para familiarizar os alunos,
através da prática (e não de uma exposição teórica), com os critérios da
tipo-morfologia, de acordo com o princípio empirista, princípio do método
pesquisa em música concreta (1957): *nihil in intellectu quod prius non
fuerit in sensu* (nada no intelecto que não tenha estado antes nos
sentidos).

Realmente, é uma pena que esse trabalho careça de documentação escrita.

Abraço,

Carlos

Le 23 mars 2012 11:56, Damián Keller <musicoyargentino em hotmail.com> a écrit
:

De fato, o trabalho do Conrado e do Emilio Terraza na UnB foi muito bacana,
> as Oficinas Básicas de Música. Nenhum dos dois escreveu suficiente sobre o
> assunto, mas eu já vi algunas referências em publicações sobre educação
> musical. Eu sei que o Conrado tem um acervo enorme de gravações. Acredito
> que a família do Emilio tenha o material dele.
> Como a ideia das oficinas era <fazer> e nada de teorizar, nenhum de nós
> teve a iniciativa de documentar o processo. É aquela mesma questão que
> estávamos discutindo antes sobre a falta de citações na produção
> composicional...
>
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