[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Sáb Mar 24 09:48:05 BRT 2012


se considerarmos algumas propostas mais recentes de que de fato todo ser reúne um certo coletivo.
então a composição aparentemente individual de uma obra musical é de fato resultado de um coletivo.
ou seja, bach não escreveria o que escreveu se tivesse nascido 30 anos depois e em alguma cidade 40ks de onde ele estava.
uma composição, assim como uma conversa, é um jogo complexo de modulação de um individuo com o meio em que vive, com colegas e até mesmo com seus não amigos.
isto quer dizer que o processo de individuação implicado não é do tipo autista.

vem daí que a experiência de coletivo é interessante qdo ela consegue dar mais velocidade a este coletivo que em um indivíduo também participa mas transvazado por uma filtragem maior e escolhas mais restritas.

abs
s.

On Mar 23, 2012, at 11:56 AM, Damián Keller wrote:

> 
> 
> Oi Carlos,
>> Um trabalho que conheço de criação musical coletiva que vi funcionar boBrasil é o que Conrado Silva desenvolveu na UnB a partir da própria criaçãode sons individuais com objetos comuns, passando pelos duos (por exemplo,entre uma bola de gude e uma folha de papel) até chegar a *concertigrossi* com orquestras das mais inusitadas. Pergunte pra ele, que valea pena.
> De fato, o trabalho do Conrado e do Emilio Terraza na UnB foi muito bacana, as Oficinas Básicas de Música. Nenhum dos dois escreveu suficiente sobre o assunto, mas eu já vi algunas referências em publicações sobre educação musical. Eu sei que o Conrado tem um acervo enorme de gravações. Acredito que a família do Emilio tenha o material dele. 
> Como a ideia das oficinas era <fazer> e nada de teorizar, nenhum de nós teve a iniciativa de documentar o processo. É aquela mesma questão que estávamos discutindo antes sobre a falta de citações na produção composicional...
> Abraço,Damián
> 
> 
> Dr. Damián Keller -
> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
> http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
> 
> 		 	   		  
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________




Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L