[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Sáb Mar 24 16:12:16 BRT 2012



Oi Silvio,
> vem daí que a experiência de coletivo é interessante qdo ela consegue dar mais velocidade a este coletivo que em um indivíduo também participa mas transvazado por uma filtragem maior e escolhas mais restritas.
A ideia é boa, o problema é operacionalizar. Escolhas são entendidas geralmente como individuais. Partindo desse princípio, podemos pensar em dois modelos de decisão: (1) de dentro para fora, (2) de fora para dentro.
No modelo 1 o resultado é decorrente das decisões individuais (a velha ideia do <compositor omnisciente> sentado na mesa de trabalho, o <autista> ;-). No modelo 2, a contribuição individual está determinada pelas condições externas (ou seja, <os compositores> respondem aos estímulos do ambiente). Entre esses dois extremos temos uma variedade de possibilidades.
O problema é o seguinte:> filtragem maior e escolhas mais restritas
Qualquer tipo de condicionamento externo (2) limita o rádio de influência dos fatores internos (1). Ou seja, a velocidade (ou fluidez) dessa troca e consequentemente das decisões composicionais tem limites intrínsecos: ou tende para o modelo 1 ou para o 2. 
A partir daí da para fazer algumas predições:- o tempo para chegar a uma decisão composicional é proporcional ao número de fatores em jogo: (dadas condições iguais) (1) sempre é mais eficiente do que (2).- o nível de consenso nas decisões composicionais está diretamente relacionado à mecânica do sistema de decisão: (1) sempre tende a ter menos consenso do que (2).- não existe um sistema de decisão ideal: qualquer forma de composição coletiva sacrifica (1) para satisfazer (2) ou vice-versa. Ou seja, mais consenso = mais tempo para chegar a uma decisão.
Ta aí, essa proposta é fácil de testar, se essas predições não forem corretas, o modelo vai para o lixo. Agora falta botar a mão na massa...
Abraço,Damián

Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller


> se considerarmos algumas propostas mais recentes de que de fato todo ser reúne um certo coletivo.então a composição aparentemente individual de uma obra musical é de fato resultado de um coletivo.
ou seja, bach não escreveria o que escreveu se tivesse nascido 30 anos depois e em alguma cidade 40ks de onde ele estava.
uma composição, assim como uma conversa, é um jogo complexo de modulação de um individuo com o meio em que vive, com colegas e até mesmo com seus não amigos.
isto quer dizer que o processo de individuação implicado não é do tipo autista.

vem daí que a experiência de coletivo é interessante qdo ela consegue dar mais velocidade a este coletivo que em um indivíduo também participa mas transvazado por uma filtragem maior e escolhas mais restritas.

abs
s. 		 	   		  


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L