[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Sáb Mar 24 18:17:00 BRT 2012

Oi Carlos,

Em relação a Conrado,
se não for ferir alguma regra de organização do congresso da
Anppom, acho que a melhor forma de tirar as dúvidas e preencher
parte do vácuo bibliográfico seria convidar ele para falar sobre
OBM na próxima Anppom.

Já em relação ao
Emilio, posso te dizer com certeza: ele detestava qualquer tipo de
rotulação. O único nome que talvez ele aceitasse (com ressalvas) é
<eclético>. Segundo ele, nós compositores digerimos tudo e
depois cuspimos de volta :-).

Abraço,
Damián

> O trabalho do Conrado na UnB, me parece, estava solidamente embasado na
tipo-morfologia do objeto sonoro de Pierre Schaeffer (1966) e me parece que
seguia à risca o preceito da música concreta: da prática à abstração. Em
outras palavras, tenho a impressão que Conrado utilizava a generalidade dos
sons e um conceito generalizado de instrumento para familiarizar os alunos,
através da prática (e não de uma exposição teórica), com os critérios da
tipo-morfologia, de acordo com o princípio empirista, princípio do método
pesquisa em música concreta (1957): *nihil in intellectu quod prius non
fuerit in sensu* (nada no intelecto que não tenha estado antes nos
sentidos).
Realmente, é uma pena que esse trabalho careça de documentação escrita.
Abraço,
Carlos