[ANPPOM-Lista] Composição em Grupo

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Mar 26 14:30:43 BRT 2012


Olá prof. Palombini,

Pois sim! Tenho acompanhado por alto estas discussões, inclusive aqui tentei participar da eleição dos Delegados de Cultura do Estado, mas perdi as datas, infelizmente. Vejo que o Conselho de Cultura do Estado aqui não representa ainda a área de Cultura de fato, o Secretário estadual ainda continua atuando com "poderes divinos". E às vezes é até atropelado pela governadora, como neste fato ridículo de dar mais de 8 milhões de reais para a escola Beija-Flor do Rio de Janeiro desfilar este ano. Ainda, pra piorar, a Escola de Música do Estado do Maranhão, a principal instituição de ensino musical daqui, está fechada por tempo indeterminado pois o prédio estar literalmente desabando. Toda a atividade musical aqui está comprometida, exceto para o "Bumba-meu-boi" que é utilizado como propaganda comercial do Estado.

Tenho a grande preocupação de instruir nossos alunos de forma política, para que os mesmos tenham consciência de seus direitos e possam reivindicá-los no meio musical e criar espaços de atuação profissional. Os músicos são muito apolitizados, e por isso mesmo são uma classe desarticulada. Ao invés de brigar com políticos da Cultura e empresas que exploram seu trabalho, preferem brigar com os colegas por mixarias de oportunidades que já existem. Isso inclusive contribui para perpetuar o funcionamento praticamente inútil da Ordem dos Músicos.

Um abraço,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão


--- Em seg, 26/3/12, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com> escreveu:

De: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Composição em Grupo
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Segunda-feira, 26 de Março de 2012, 11:33


Daniel,

Sobre a questão das políticas públicas, que é outro assunto, há uma vasta discussão em curso, principalmente em torno da Lei Rouanet, da ministra da "Cultura" e das leis da Internet, com matérias no Globo, na revista Piauí, manifestos de intelectuais e textos polêmicos no blog do Pedro Alexandre Sanches, o Farofafá, tudo isso resumível na frase sibilina de Sanches: "Pai Chico, afasta de nós este cale-se."


Abraço,

Carlos

Le 20 mars 2012 06:14, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> a écrit :


Caímos na questão das políticas públicas de incentivo à cultura. Pobre do artista brasileiro... atualmente, o Estado joga a responsabilidade para as empresas com as "Leis de Fomento", que dá o direito das empresas utilizam dinheiro público - que seria pago como imposto de qualquer maneira - para publicidade particular e autopromoção. Esse é um dos pontos que precisamos "cutucar" daqui em diante. Bem, fugi um pouco do assunto, mas tenho pensado nisso bastante ultimamente...




-----Anexo incorporado-----

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120326/2d88a746/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L