[ANPPOM-Lista] Enc: Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Valério Fiel da Costa fieldacosta em gmail.com
Qui Maio 31 14:55:02 BRT 2012


Caro Álvaro.

Gostei bastante de sua resposta por evitar o lugar comum: "arte deve ser
valorizada como produto acadêmico e ponto"!

Porém, devo defender que o acadêmico não é apenas um professor, não é
avaliado exclusivamente por desempenhar tal função e tenho minhas dúvidas
de se um docente músico pode ser de fato competente sem ter passado pela
experiência prática (compondo, tocando, indo a campo, etc).

Não é o caso de se estabelecer uma dicotomia do tipo teórico x prático (que
tem embalado o grosso das discussões a esse respeito), pois o que vai
contar no final é o que o Paulo Freire chamava de 'praxis': aquilo que
acontece com você, com os demais e com o entorno na medida em que você se
movimenta, propõe e interage (teoria*prática, portanto).

Acho um avanço o Lattes levar em consideração a prática artística, acho que
muitas vezes é mesmo ela que dá consistência ao projeto acadêmico de muitos
colegas; concordo, porém, que existe uma certa "promiscuidade" entre
pontuação e produção principalmente na nossa área, mas eu poderia ampliar
tal foco para a própria produção teórico-acadêmica que muitas vezes peca
pela superficialidade.

Um livro, concordo com você, normalmente é fruto de uma decisão pessoal e é
não necessariamente relevante para a academia (pode ser que sim): Lança-se
o livro, isso vale 8 moedas, o livro é considerado relevante? É citado por
aí? Tome mais tantas moedas... no fim, se a coisa for mesmo robusta, vai
render muito mais, no médio-longo prazo, que os "artigos de aluno" (que
podem valer 10 moedas se forem geniais). O livro, por ser objeto de uma
reflexão muito mais amadurecida (idealmente falando), funcionaria,
portanto, como um reservatório de idéias e pode servir como suporte para
inúmeros textos mais leves e, na medida em que isso aconteça, sua tão
valorizada "pontuação" pode subir.

Um lançamento que não tenha nada a ver com a área, produzido nas horas
vagas (como Alvaro diz) dificilmente vai circular dessa maneira e tenho
minhas dúvidas (concordando com ele) se vale a pena chorar aqui sobre o
leite derramado.

VFC




Em 29 de maio de 2012 23:48, Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com>escreveu:

> Interessante o artigo, e a discussão é deveras pertinente, especialmente
> para quem lida com performance, e que está prestes a ter uma associação de
> pesquisa da área que promoverá congressos, encontros, etc.
>
> Não concordo com a opinião do autor. Acho que a pontuação lattes não é
> para medir esforços, é para premiar resultado. Um artigo escrito com pouco
> esforço e aceito por pares de uma revista conceituada tem seu valor não
> pelo esforço demandado, mas pelo reconhecimento da sua pertinência por quem
> conhece do assunto.
>
> Mas o quê mais me incomoda é o que está nas entrelinhas: quem é professor
> de arte é professor, não é artista pago pelo estado para compartilhar sua
> vivência artística. O Lattes tem de premiar as funções de um professor. Se
> aquele romance não envolveu pesquisa, ensino ou extensão, não foi avaliado
> por pares, e foi apenas uma realização individual daquela pessoa, fruto do
> quê ela fez no seu tempo livre, ter sido pontuado em si já é um
> reconhecimento adequado, uma vez que há casos em quê manter essa produção
> artística indiretamente alimenta aulas melhores, alunos mais motivados,
> pesquisas mais interessantes, etc. Infelizmente há casos em que a produção
> artística é desculpa para justificar uma atuação pífia como professor, e é
> preciso evitar abusos.
>
> Seguindo a mesma lógica, um professor de engenharia que, prestando
> consultoria para uma empreiteira, vira responsável por uma obra de grande
> porte, também deveria ser pontuado no Lattes por isso.
>
> Infelizmente há um preço a ser pago ao escolher ser professor-escritor ao
> invés de simplesmente professor ou simplesmente escritor.
>
> Abraços,
> Alvaro Henrique
>
>
>
>
>
> Em 29 de maio de 2012 13:46, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:
>
>>
>> Olá Liliana,
>>
>> Pois é, temos que suscitar esta discussão. Inclusive uma musicista da
>> rede pública de Porto Alegre estava dizendo que produção artística não
>> conta pontos para progressão de carreira na prefeitura.
>> É fundamental reforçar que a Universidade é o elemento transformador da
>> sociedade; é o principal mecanismo de produção e disseminação do
>> conhecimento. Se nós não resolvermos a questão da Arte em nossos Estatutos
>> e Departamentos, consequentemente os demais organismos não vão se adaptar
>> para comportar os cargos que trabalham exclusivamente com a Arte e tem este
>> tipo de produção.
>>
>>
>>
>> Cordialmente
>>
>> Daniel L. Cerqueira
>> Universidade Federal do Maranhão
>>
>>
>> --- Em *ter, 29/5/12, lilianabollos <lilianabollos em uol.com.br>* escreveu:
>>
>>
>> De: lilianabollos <lilianabollos em uol.com.br>
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Enc: Matéria sobre avaliação diferenciada
>> entre arte e ciência
>> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
>> Data: Terça-feira, 29 de Maio de 2012, 13:30
>>
>> Caro, Daniel, acho interessantíssimo o artigo e sua atitude de nos
>> colocar a par é louvável. Parabéns! acho um absurdo essa burocracia de
>> pontuação, e pensando em arte x ciência, a primeira sempre perde na busca
>> de vagas, orçamento, projetos, etc.
>>
>> um abraço,
>> Liliana
>>
>> http://lilianabollos.com.br/
>>
>> ------------------------------
>> Em 28/05/2012 13:16, *Daniel Lemos < dal_lemos em yahoo.com.br >* escreveu:
>>
>> Caros colegas,
>>
>> Repasso a vocês uma interessante crítica de jornal enviada por Vinícius
>> Fraga para a Lista de discussão dos estudantes da pós em Música da
>> Universidade Federal da Bahia: um relato do escritor Charles Kiefer
>> ("professor e escritor", segundo ele) sobre a valoração da Arte e da
>> Ciência na Universidade:
>>
>>
>> http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc/576275_322289637847075_60210871_n.jpg<http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/576275_322289637847075_60210871_n.jpg>
>>
>>
>> Daniel L. Cerqueira
>> Universidade Federal do Maranhão
>>
>>
>> --- Em *seg, 28/5/12, Vinicius de Sousa Fraga * escreveu:
>>
>>
>> De: Vinicius de Sousa Fraga
>> Assunto: [Estudantes-PPGMus] Matéria sobre avaliação diferenciada entre
>> arte e ciência
>> Para: estudantes-ppgmus em googlegroups.com
>> Data: Segunda-feira, 28 de Maio de 2012, 12:47
>>
>> A matéria a seguir foi publicada no jornal Zero Hora do RS, se não me
>> engano. Nela, Charles Kiefer demonstra como a diferença entre os pesos de
>> avaliação na CAPES entre pesquisa em arte e em ciência gera situações
>> absurdas.
>>
>> Segue:
>>
>>
>> http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/576275_322289637847075_60210871_n.jpg
>>
>>
>>
>> --
>> Grupo dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da
>> UFBA.
>> Para postar mensagens: estudantes-ppgmus em googlegroups.com
>> Para retirar-se do grupo: estudantes-ppgmus-unsubscribe em googlegroups.com
>> Para mais informações:
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