[ANPPOM-Lista] Alguns comentários sobre o processo de avaliação no CNPq

Fernando Iazzetta iazzetta em usp.br
Seg Nov 19 18:25:09 BRST 2012


Caros(as) pesquisadores(as),

O processo de avaliação dos pedidos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Bolsa Especiais/BE e Eventos Científicos/ARC deste semestre no CNPq está sendo finalizado. No último Congresso da ANPPOM eu havia dito a vocês que havia uma demanda reprimida muito grande para bolsas PQ e que a probabilidade de que recebêssemos novas bolsas era remota. Mas, contrariando todas as expectativas (inclusive dos técnicos do CNPq), recebemos algumas bolsas novas. Para área de Artes (que inclui Música, Artes Cênicas e Artes Plásticas) devem vir 4 bolsas PQ2 e 3 bolsas PQ1D novas. Além disso, algumas bolsas já implementadas não foram renovadas. Portanto, se tudo correr bem, deve haver alguma mudança no quadro de bolsas da nossa área. É pouco ainda, mas é mais do que estávamos esperando.

Com já disse antes, reforço que a distribuição das bolsas pelo CNPq é função da demanda, então é importante que as solicitações continuem sendo feitas regularmente.

É importante lembrar também que o CNPq tem enfatizado que os critérios de concessão e renovação das bolsas devem ser objetivos. Notamos que havia uma certa inércia no sistema de renovação de bolsas e que havia uma forte tendência de que as bolsas já concedidas fossem facilmente renovadas. Com a demanda crescente e com a elaboração de critérios mais objetivos para a avaliação da produção, as propostas estão sendo avaliadas com mais rigor. Isso significa que os bolsistas e os candidatos a bolsas devem manter um nível de produtividade de excelência e demonstrar a real existência de resultados de seus projetos de pesquisa financiados pelo CNPq para que façam jus à renovação das respectivas bolsas. 

Além disso, recebi a notícia (não-oficial ainda) de que no primeiro semestre de 2013 será feita uma reunião específica para avaliação da produção dos pesquisadores com bolsa em curso para realizar uma reclassificação de níveis (Pq2 e Pq1D, Pq1C, Pq1B, Pq1A). Para isso, peço que mantenham seus Currículos Lattes atualizados. 

Finalmente, quero comentar sobre os pareceres que têm sido solicitados aos pesquisadores com bolsas PQ. Esses pareceres são fundamentais para a realização de avaliações consistentes e justas. Devem portanto ser circunstanciados e claros. Sei da falta de tempo e problemas de agendas de todos vocês, mas lembro que esses pareceres são contrapartida obrigatória para os bolsistas PQ. Embora a maior parte dos pareceres seja muito bem realizada, temos recebido um número relativamente grande de pareceres lacônicos ou sem consistência o que tem prejudicado a avaliação adequada das solicitações. Peço a atenção de vocês a esse respeito, já que o próprio CNPq está nos cobrando em relação a isso.

Um abraço a todos, 

Fernando Iazzetta


_______________________________
Prof. Dr. Fernando Iazzetta
Departamento de Música - ECA/USP
www.eca.usp.br/prof/iazzetta
www.eca.usp.br/mobile







-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20121119/cb7217cd/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L