[ANPPOM-Lista] revista eletrônica de musicologia

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Seg Out 1 11:21:16 BRT 2012

Oi Carlos,

> Vários artigos da REM estão citados em publicações importantes de autores
importantes fora do Brasil (e.g. Susan McClary e Timothy Taylor), e se
tornaram de súbito inacessíveis, sem maiores explicações.

Concordo totalmente. Acho que aqui tem dois problemas que vão além do
caso da REM:
1. disponibilidade das publicações
2. apoio institucional para viabilizar a continuidade dos projetos

Em relação a (1), além da questão que você levantou tem o problema do
acesso por parte de alunos e colegas. Todo o sistema de referências
desmorona se os artigos ou as obras não têm um endereço fixo.

O assunto (2) é ainda mais complicado. Como parte dos projetos
editoriais surge de iniciativas individuais, quando o proponente sai
de cena o projeto desaparece. Outra parte está vinculada a programas
de pós-graduação. Essas publicações tentam atender a demanda interna e
isso força uma abrangência que as vezes é prejudicial.

Acho que a <autonomia universitária> no caso das revistas trabalha contra nós.

Abraço,
Damián

--
Dr. Damián Keller
NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research