[ANPPOM-Lista] Resultado do Prêmio Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música 2012

Luciana Del-Ben ldelben em gmail.com
Qui Out 4 23:26:08 BRT 2012

PRÊMIO OTTO MAYER-SERRA DE PESQUISA EM MÚSICA - 2012

O Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana da Universidade da
Califórnia, Riverside, tem o prazer de anunciar que o Premio Otto
Mayer-Serra de Pesquisa em Música de 2012 vai para:

Jaime O. Bofill Colero (University of Arizona), “Bomba, danza, calipso y
merengue: creación del espacio social en las Fiestas de Santiago Apóstol de
Loíza”

Este trabalho apresenta um estudo convincente e bem realizado de uma
prática sócio-religiosa em Porto Rico. O autor demonstra como o som
desempenha um papel crucial na definição de um espaço espiritualmente
significante e includente na Festa de Santiago Apóstol de Loíza. Longe de
ser uma entidade passiva, a paisagem sonora explorada neste trabalho é
descrita como uma presença ativa e dialógica, tornada vital pela expressão
física dos corpos dos dançarinos e espectadores. Combinando uma vívida
observação com análises teóricas atualizadas, o trabalho apresenta muitas
das qualidades que prezamos na pesquisa em música Latino-Americana.

Menção Honrosa vai para:

Rafael Díaz S. (Pontifica Universidad Católica, Chile), “Tiwanaku inventó
la flauta traversa del sur del mundo”

Walter Clark
Center for Iberian and Latin American Music
University of California, Riverside
http://www.cilam.ucr.edu/

OTTO MAYER-SERRA AWARD FOR MUSIC RESEARCH - 2012

The Center for Iberian and Latin American Music at UCR is pleased to
announce that the 2012 Otto Mayer-Serra Award for Music Research goes to:

Jaime O. Bofill Colero (University of Arizona), “Bomba, danza, calipso y
merengue: creación del espacio social en las Fiestas de Santiago Apóstol de
Loíza”

The paper presents a convincing, well-executed study of a socio-religious
practice in Puerto Rico. The author shows how sound plays a crucial role in
the definition of a spiritually significant and inclusive space in the
Feast of Santiago Apóstol de Loíza.  Far from being a passive entity, the
soundscape explored in this paper is described as an active and dialogic
presence, made vital by its physical expression in the bodies of dancers
and bystanders.  By combining lively observation with updated theoretical
analyses, it brings forward many qualities that we prize in Latin American
music research.

Honorable Mention goes to:

Rafael Díaz S. (Pontifica Universidad Católica, Chile), “Tiwanaku inventó
la flauta traversa del sur del mundo”

message sent by Rogerio Budasz, on behalf of