[ANPPOM-Lista] Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Out 31 13:39:29 BRST 2012

31 Out às 10h49
  Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado
<http://www.metro1.com.br/portal/?bid=37&pid=3465#3465-as-vesperas-do-centenario-smetak-pode-ter-acervo-despejado>
<http://www.metro1.com.br/portal/?bid=37&pid=3465#3465-as-vesperas-do-centenario-smetak-pode-ter-acervo-despejado>
http://www.metro1.com.br/portal/?bid=37&pid=3465

Por James Martins em Entretenimento
 [image: Às vésperas do centenário, Smetak pode ter acervo despejado]
Foto: Dimus

 O grande músico suíço-baiano Anton Walter Smetak (1913-1984), notório por
sua construção de instrumentos-escultura, as 'plásticas sonoras',
completaria 100 anos em 2013. Além de todas as dificuldades impostas
àqueles que pretendem comemorar o centenário do artista que influenciou
nomes como Caetano Veloso e Rogério Duarte, o acervo deixado por ele, agora
corre o risco de ser despejado. A obra, que está exposta no Solar Ferrão
(Centro Histórico), após passar uma temporada nos porões do Museu da Bahia,
por falta de abrigo, deve ficar mais uma vez desabrigada se alguma
providência urgente não for tomada.

O acervo pertence à família e há intenção de vendê-lo ao Estado para que
continue disponível à visitação e fruição do público em geral, mas o Estado
alega falta de recursos para a aquisição. Segundo Bárbara Smetak, 53, filha
do músico, essa medida de despejo parece intentar a doação compulsória do
acervo. "Na verdade estão assim, com esta pressão, para não dizer coação,
nos querendo forçar a doar o acervo", diz. Ainda segundo Bárbara, a
proposta inicial da Secult para a exposição 'O Alquimista do Som' no Solar
Ferrão seria em caráter permanente.

Leia abaixo a íntegra do comunicado enviado por ela:

"Caros,

Estive hoje [29/10 - segunda-feira] em uma reunião na Diretoria de Museus
com a Sra. Ana Liberato que me deu uma má notícia a respeito do Acervo de
Smetak. O Acervo só poderá ficar em exposição até o segundo semestre de
2013 (setembro). Haverá uma reforma no Solar Ferrão, eles estão fazendo
licitações e como o Acervo de Smetak não pertence ao Estado e sim à
família, não poderá ficar mais no local.

A família deverá procurar um outro local para abrigar o acervo. Logo agora
que estamos escrevendo projetos para comemorar o Centenário de Smetak,
recebemos esta triste notícia e não sei o que dizer.

Existe um projeto de venda do acervo aprovado em 100% e não se capta
recursos. Estou adoentada, não tenho mais tanta força para fazer mudança,
embalar, encaixotar etc.

A exposição O Alquimista do Som foi aberta ao público em 15 de outubro de
2010 no Solar Ferrão, foi dito pelo antigo Secretário de Cultura, Sr.
Márcio Meireles, e pelo Diretor da Dimus, Sr. Daniel Rangel que seria por
tempo indeterminado.

A Sra. Ana Liberato apontou 3 soluções: Venda, Doação, Retirada.

Fiquei desapontada com a decisão dos dirigentes desses Órgãos. A exposição
só tem dois anos, e justo no Centenário seremos desabrigados, é séria essa
situação, e fico triste com a falta de respeito para com todos nós.

Na verdade estão assim, com esta pressão, para não dizer coação, nos
querendo forçar a doar o acervo. A homenagem que Smetak recebe no seu
centenário é, mais uma vez, uma ordem de despejo.

Abraços,

Bárbara Smetak".

--
carlos palombini