[ANPPOM-Lista] Sobre ética na pesquisa

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Dom Abr 14 12:45:53 BRT 2013

Palombini escreveu:
> a regularidade ou legalidade ou não de concursos, progressões etc. depende
em boa parte de normas, resoluções, editais e portarias cuja legalidade
pode ser questionada, mas que são específicas das diferentes autarquias.

Justamente, Carlos. Por esse motivo a minha colocação não foi sobre a
legalidade dos procedimentos. Obviamente, candidatos ou banca podem
questionar a legalidade através de um processo judicial. Isso é
desgastante para todas as partes.

Uma comissão de ética da Anppom pode ajudar a diminuir o impacto de
vários problemas na forma como são conduzidos os concursos:

(Citando mensagem de Alexandre Negreiros)...
- exclusão através de exigências unidisciplinares, descartando
candidatos com titulação em outras áreas
- peso desproporcional para a formação básica, ignorando a produção e
a experiência profissional do candidato

(Observando procedimentos em concursos recentes)...
- exclusão do fazer musical, ou
- exigências de competências que estão fora da subárea do concurso
(por exemplo, um compositor tem que tocar piano; um educador musical
tem que tocar flauta doce, etc.)

A minha sugestão foi:
> Um parecer isento, de caráter informativo, elaborado
> por colegas que não estão diretamente envolvidos, pode ajudar para
> trazer um pouco de bom senso para reitorias, pró-reitorias e
> similares.

A ideia seria ter alguma instância externa de consulta na hora de
argumentar com a burocracia universitária local. No caso de
universidades com longo histórico e grande número de professores na
área de música (UFMG, por exemplo) isso pode até parecer supérfluo. No
caso de universidades periféricas ou de cursos recentes, ter a
possibilidade de consulta a colegas da área é fundamental.

Abraço,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica