[ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Zoltan Paulinyi paulinyi em yahoo.com
Seg Abr 22 19:32:54 BRT 2013

Prezados músicos,

eu apoio o sistema eletrônico de votação, como já tenho visto em outras instituições: deve ser um sistema simples de instalar, que poderia ser utilizado de modo mais frequente do que a reunião anual, com a mesma eficácia e mais agilidade. O fato é que a ANPPOM é potencialmente muito forte porque agrega professores e alunos de todas as pós-graduações brasileiras, além de ter alguma representatividade internacional.

cordialmente,

Zoltan Paulinyi.

________________________________
 From: FMC <fmc em domain.com.br>
To: Luciana Del-Ben <ldelben em gmail.com>
Cc: ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
Sent: Sunday, April 21, 2013 5:12 PM
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em Música

Prezada profa. Luciana Del-Ben,
sinceramente, já cheguei a ler uma série de manifestações
      desrespeitosas nesta lista, mas não vejo desrespeito algum na
      colocação dos colegas Daniel e Luciano. Agradeço inclusive se
      puder explicar melhor a questão, para nós associados saberem até
      que ponto possamos nos manifestar e requerer apoio. Acredito que
      uma associação do nível e tamanho da ANPPOM tenha o dever de agir
      e representar seus associados ante órgãos e instituições oficiais,
      principalmente quando se trata de questões substantivas relativas
      a ensino e pesquisa que interferem ou repercutem negativamente no
      exercício da profissão [não estou falando em 'corporativismo'].
Outro dia, li um artigo cujo link é: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86722 . Embora seu autor seja de outra área, trata-se de uma crítica deveras pesada e, como eu saiba, até agora ninguém se queixou dela como 'desrespeitosa'. De qq forma, críticas do tipo não deveriam ser tomadas como algo pessoal e sim, como já foi apontado com propriedade, como algo construtivo de cunho pertinente e profissional.
Como os congressos da ANPPOM acontecem apenas uma vez por ano e
      não reunem todos os associados, questões dessa ordem deveriam ser
      mesmo resolvidas através desta lista ou, melhor ainda, através de
      um meio eletrônico de votação ou assinatura. Pelas razões já
      reiteradas por colegas da lista, acredito que é preciso muito mais
      agilidade! Como parece, iniciativas como a plataforma da Avaaz nos
      estão anos-luz à frente.
Atenciosamente, Frank M C Kuehn,
associado da ANPPOM desde 2005.

Em 21/04/2013 08:56, Luciana Del-Ben escreveu:

Caro Luciano,

> [...]
>Quanto ao assunto que você retoma - a resposta ao editorial de O Estado de S. Paulo, creio que as razões da demora em me manifestar e do não apoio da ANPPOM ao documento elaborado tenham sido claramente expostas nesta lista.
>Saudações,
>

>Luciana
>

>Em 20 de abril de 2013 23:54, luciano cesar <lucianocesar78 em yahoo.com.br> escreveu:

                      papel da Anppom em situações de crise mais amplas
                      que as especificamente relacionadas aos nossos
                      assuntos acadêmicos. Se a Associação deve intervir
                      nas situações relatadas ou não, é uma pauta que
                      está para ser discutida no próximo congresso. Eu e
                      Daniel nos posicionamos clara e fortemente de
                      maneira afirmativa quanto a isso. Mas eu já elogio
                      muito a sua iniciativa de colocar o tema em
                      discussão. A meu ver, essa atenção que você deu
                      compensa com folga o período de demora da sua
                      manifestação quanto à questão do "Ciência sem
                      fronteiras". Na ocasião, fui eu mesmo que insisti
                      para que houvesse uma submissão ao seu parecer
                      antes de iniciativas que já estavam sendo tomadas.
                      não salva a associação (e a associação, em acordo
                      com o que você disse, somos todos nós) de
                      críticas. A situação da música nas universidades
                      brasileiras é escandalosa e o caso da Universidade
                      do Maranhão exemplifica de maneira dramática. Não
                      é o passado glorioso da associação que fará alguma
                      diferença.