[ANPPOM-Lista] V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

Diósnio Machado Neto diosnio em gmail.com
Ter Abr 23 15:38:53 BRT 2013


*Chamada de Trabalhos para o *

*V ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO*

*Tema:*

*Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro*

*Local: *

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Auditório do CIRP (Centro de Informática) da Universidade de São Paulo,
campus de Ribeirão Preto.

*Data do evento: *

De 14 a 16 de agosto de 2013

*Outras datas importantes: *

*15/06/2013: prazo limite para submissões de trabalhos *

30/06/2013: divulgação para os autores das submissões aprovadas

20/08/2013: prazo para os autores entregarem a versão final dos artigos
para publicação nos anais

*Submissão de trabalhos: *

- As submissões, em arquivo de Word, devem ser enviadas por email para o
endereço *encontromusicologia em ffclrp.usp.br*<encontromusicologia em ffclrp.usp.br>e
devem incluir o nome, a instituição e o email do(s) autor(es).

- Informações adicionais poderão ser obtidas pelos telefones (16)3602-0102
e (16)3602-3136.



- *As submissões devem conter:*

*a) Resumo com até 300 palavras, *

*b) Currículo com até 150 palavras*

*c) Até cinco referências bibliográficas que fundamentam a proposta*

* *

- A versão final dos artigos, para publicação nos anais, deve ter entre 6 e
12 páginas, incluindo referências, exemplos e gráficos. Utilizar a margem
normal do Word, fonte Roman 12, espaço simples.

- A identificação autoral será ocultada no processo de *double-blind review*.


- Somente serão publicados os artigos de que pelo menos um autor esteja
inscrito para apresentar o trabalho no Encontro.

* *

*Palestrantes Internacionais Convidados (key-note speakers com presença
confirmada):*

Prof. David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa)

Prof. Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa)



*Objetivos:*

O tema do V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto parte da ideia da
natureza idiossincrática do espírito iluminista e sua relação com as
transformações no sentido da música, tanto nas estruturas de linguagem como
nos processos de sua recepção. Nesse complexo campo, que não se
consubstancia em estrutura filosófica, sem regras ou protocolos, o discurso
de transformação crítica impulsiona questionamentos e transforma a arte
numa ferramenta pedagógica de seu propósito de esclarecimento para a tomada
de consciência do mundo vivido. Foi assim na segunda metade do século
XVIII, quando o Iluminismo regeu os projetos políticos do Despotismo
Esclarecido português. No Brasil, o impacto dessa atitude também arquitetou
projetos e posturas que afetaram frontalmente a organização do exercício da
música e seus processos comunicacionais. Como atitude, o Iluminismo também
se projeta no tempo e se traduz em outros movimentos musicais. Do esnobismo
burguês do século XIX à música politicamente engajada dos movimentos de
vanguarda, a ideia de transformação crítica pelo controle do discurso
artístico também se revela como possibilidade de análise pela plataforma
iluminista. O objetivo central da discussão é demonstrar como a atitude
iluminista atua no campo estético, retroagindo com distintas configurações
na disputa de poder dentro das esferas sociais e suas relações com o
espetáculo do poder para operacionalizar a afirmação de estruturas
ideológicas.  O V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto convida, então,
especialistas para discutirem qual a amplitude desse impacto iluminista na
música, principalmente focada no espaço lusófono. Abre-se a perspectiva
para o estudo crítico do discurso, tanto nas estruturas básicas da
linguagem musical, como das formas de socialização através e pela música.

*Tópicos de pesquisa sugeridos: *

- O Iluminismo e o seu impacto no discurso musical

- A música como “mestra dos costumes”

- Territorialidades do discurso iluminista

- Os usos da ópera em ambientes iluministas lusófonos

- Os problemas da música religiosa nos ambientes iluministas lusófonos

- A música popular e o discurso do esclarecimento no Brasil e em Portugal

- Festas no espaço público, sobre a égide do Iluminismo

- Antigos x Modernos: da teoria à prática

- Editores de música, críticos musicais e concertos públicos: um espaço de
observação dos discursos iluministas

- Viajantes, cronistas e jornaleiros: a música na perspectiva da crítica
social

- Os trânsitos dos discursos iluministas nos domínios lusófonos

- A música e cotidiano nos projetos de transformação crítica do espaço
público.

- O modelo analítico-histórico lusófono, na perspectiva do discurso
iluminista

- Os problemas de uma Teoria Crítica para a análise musical

- Estudos Críticos do Discurso na relação da música e as estruturas de poder

- Perspectivas de uma Análise Crítica do Discurso através da linguagem
musical



*Comissão Organizadora: *

Diósnio Machado Neto (presidente)

Rodolfo Coelho de Souza

Ozório Bimbato Christovam

Mítia Ganade D’Acol



*Comissão Científica: *

Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo)

Ricardo Bernardes (Núcleo Caravelas)

David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa)

Cristina Fernandes (Núcleo Caravelas)

Mário Marques Trilha (Núcleo Caravleas)

Alberto Pacheco (Núcleo Caravelas)

*Línguas Oficiais do Encontro: *

Português, inglês e espanhol.




-- 
Prof. Dr. Diósnio Machado Neto
Laboratório de Musicologia (LAMUS)
Departamento de Música - FFCLRP/USP
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130423/b932b0c6/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L