[ANPPOM-Lista] Administração Musical

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Dom Ago 11 19:11:14 BRT 2013


Prezados,

Gostaria de compartilhar com vocês o plano de ensino da disciplina intitulada "Administração Musical", aprovada neste ano pelo Colegiado de Música e o Departamento de Artes como optativa ao Curso de Licenciatura em Música. Segue abaixo o plano de ensino e a bibliografia:

http://musica.ufma.br/ens/planos/2013-2R_AdminMusical.pdf
http://musica.ufma.br/ens/planos/2013-2R_AdminMusical.rar

(a bibliografia está em um arquivo compactado com senha; quem se interessar por favor me envie um e-mail solicitando-a)

A proposta é integrar conhecimentos afins à atuação profissional dos graduados em Música, tanto para futuros licenciados quanto bacharéis. A disciplina traz reflexões críticas acerca da área de Cultura como um todo, e da Música em particular. Reitera também a importância de participar nos Conselhos de Cultura (nas diversas instâncias) e levar as problemáticas do ensino da Música na Escola e a falta de amparo social e previdenciário para a profissão de músico. Trata da história das Políticas Culturais e faz críticas ao atual sistema, que se baseia na lógica de mercado, tende a incentivar a cultura massiva e utiliza recursos públicos para fins privados. Como trabalho paralelo, temos a elaboração de projetos culturais, onde os alunos se vêem na difícil situação de conciliar suas propostas artísticas com interesses privados.

Pelo que analisei brevemente da proposta curricular de outras Universidades, há disciplinas de elaboração de projetos culturais e "Administração para Músicos" (Doutorado em Performance Musical da UFBA). Sinal que esta interface entre Música e Administração/Produção Cultural se mostra cada vez mais necessária.

Esperamos que esta disciplina possa ampliar, dentro de suas limitações, o diálogo com outras áreas do conhecimento na graduação em Música, e contribuir para a inclusão profissional dos futuros profissionais da Música.

Att,
Daniel Lemos



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L