[ANPPOM-Lista] Administração Musical

Luciano Morais lucianocesar78 em yahoo.com.br
Seg Ago 12 10:19:41 BRT 2013


Essa foi realmente boa!

Abraço!
Luciano

Em 11/08/2013, às 19:11, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:

> 
> Prezados,
> 
> Gostaria de compartilhar com vocês o plano de ensino da disciplina intitulada "Administração Musical", aprovada neste ano pelo Colegiado de Música e o Departamento de Artes como optativa ao Curso de Licenciatura em Música. Segue abaixo o plano de ensino e a bibliografia:
> 
> http://musica.ufma.br/ens/planos/2013-2R_AdminMusical.pdf
> http://musica.ufma.br/ens/planos/2013-2R_AdminMusical.rar
> 
> (a bibliografia está em um arquivo compactado com senha; quem se interessar por favor me envie um e-mail solicitando-a)
> 
> A proposta é integrar conhecimentos afins à atuação profissional dos graduados em Música, tanto para futuros licenciados quanto bacharéis. A disciplina traz reflexões críticas acerca da área de Cultura como um todo, e da Música em particular. Reitera também a importância de participar nos Conselhos de Cultura (nas diversas instâncias) e levar as problemáticas do ensino da Música na Escola e a falta de amparo social e previdenciário para a profissão de músico. Trata da história das Políticas Culturais e faz críticas ao atual sistema, que se baseia na lógica de mercado, tende a incentivar a cultura massiva e utiliza recursos públicos para fins privados. Como trabalho paralelo, temos a elaboração de projetos culturais, onde os alunos se vêem na difícil situação de conciliar suas propostas artísticas com interesses privados.
> 
> Pelo que analisei brevemente da proposta curricular de outras Universidades, há disciplinas de elaboração de projetos culturais e "Administração para Músicos" (Doutorado em Performance Musical da UFBA). Sinal que esta interface entre Música e Administração/Produção Cultural se mostra cada vez mais necessária.
> 
> Esperamos que esta disciplina possa ampliar, dentro de suas limitações, o diálogo com outras áreas do conhecimento na graduação em Música, e contribuir para a inclusão profissional dos futuros profissionais da Música.
> 
> Att,
> Daniel Lemos
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L