[ANPPOM-Lista] COMUNICADO E CONVITE - Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) - reunião, XXIII ANPPOM/Natal, 2013

Diósnio Machado Neto diosnio em gmail.com
Ter Ago 20 07:12:18 BRT 2013

Meu caro Luciano,
A ANPPOM está funcionando há tempos como um guarda-chuva agregando várias
modalidades de pesquisa, que se expressam em coordenadorias:
composição, educação musical, etnomusicologia, música e interfaces, música
popular, performance, musicologia e estética musical.
Esta lista, por si só, apresenta aporias das mais diversas, tanto na ordem
das disciplinas como na própria apresentação das especialidades. Logo, este
é um primeiro aspecto que as sociedades de áreas, ou subáreas, tornam-se
importantes. É só perguntar para os colegas se gostariam de dissolver a
ABEM ou a ABET em benefício, ou prejuízo, da ANPPOM. Justamente é o
contrário. Foi a força dessas associações que ajudaram a impulsionar a
ANPPOM. Tenho certeza que o colega não acha pleonástica a ABEM, a ABET ou a
IASPM-AL. Seria pleonástica a musicologia pela falta dos muros altos com
que a musicologia cerca seus interesses? Acho que não, pois qualquer área é
interdisciplinar...
E qual seu objetivo? O mesmo das associações acima citadas. Inclusive
representatividade política para auxiliar a ANPPOM a definir cada vez
melhor a seleção de trabalhos expostos sob o guarda-chuva da pesquisa
musical, ou a política de atuação diante dos órgãos de fomento à
pesquisa. E como as outras associações, acredito que a área da musicologia
buscará definir esta representação por simpósios e publicações periódicas,
sempre numa perspectiva de possibilitar ao associado vislumbrar novas
tendências, fomentar vínculos intitucionais, etc...
Por fim, acho que o questionamento que cabe é sobre a SBM. Neste aspecto,
como venho dizendo, houve tentativas de aproximação de vários colegas desde
a ANPPOM que ocorreu na UNESP, sempre sem sucesso. Eu mesmo, como já expus
em emails anteriores, busquei saber como estava a situação. Ano passado
entrei em contato com Muriel Waldman, que aparecia no wickipédia com 1ª
secretária da SBM (informo o telefone desta senhora a quem desejar). Foram
ao menos três conversas que não tiveram continuidade, pois a mesma não
soube informar o que estava ocorrendo com a presidência, já que a Carla
Brombreg estava no exterior em pós-doc. Escrevi a Carla, mas não tive
resposta (aliás seria positivo que pessoas mais próximas a Carla pudessem
buscar respostas com ela, na qualidade de última presidente da SBM).
Assim, sem resposta e percebendo que a SBM estava inativa aderi a ideia de
criação de uma nova sociedade, consciente de todos os problemas apontados
pelos colegas. Porém esperançoso de que possa ter um espaço para discutir
com pares algumas especificidades da área que hoje não vislumbrado na
ANPPOM, pela sua própria natureza. O único que posso afirmar é que não me
localizo na ABEM, nem na ABET, nem na IASPM-AL... Enfim, não consigo
encontrar essa ressonância pleonástica como você consegue, até mesmo pela
consciência que tenho da ANPPOM como um grande guarda-chuva.
Um abraço,
Diósnio Neto

--
Diósnio Machado Neto