[ANPPOM-Lista] valeska, para universitários

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Dez 3 14:27:45 BRST 2013

O contexto, Hugo, me parece desnecessário, por óbvio. Mas já que o óbvio é
parte do contexto, e já que do contexto eu ainda participo, eu cito: é este
aqui, o nosso, a "pesquisa e pós-graduação em música" no Brasil. Ele está
explícito no título: "Valeska, para universitários".

Adriana Facina, que organizou um livro sobre o brega, postou o clipe com a
seguinte mensagem:

Nesse vídeo maravilhoso, Valeska, uma das artistas mais inteligentes que
> conheço, desvenda aquilo que venho percebendo em minhas pesquisas: as
> definições sobre bom ou mau gosto na música dependem muito mais da
> performance do artista, que é onde aparecem mais claramente as distinções
> de classe, do que no conteúdo e/ou forma musical.

E eu respondi:

Eu acho, neste caso específico, que tem a ver com intertextualidade: aquele
> piano de fundo é breguíssimo, mas daquele brega da religiosidade *new age*(duendezinhos e cascatinhas na mesa ao lado do sofá); a entoação é de uma
> introspecção reprimida, bem de acordo com o visual e a "densidade
> psicológica" da personagem. Juntando essas referências e outras de meu
> "museu imaginário", eu ouço/vejo isso como um deboche realista da breguice
> de nível superior (à qual todos nós estamos sujeitos), e como tal, nada
> brega.

Está claro agora ou necessito citar nomes, excertos de discussões da
própria lista?

Abraço,

Carlos