[ANPPOM-Lista] Simpósio Temático "Diáspora Africana Sonora na América Latina", VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Dez 11 12:43:10 BRST 2013


Caríssim em s!

Estamos organizando o Simpósio Temático "Diáspora Africana Sonora na
América Latina" no VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, que
acontecerá no final de julho, em Belém.

Convidamos @s interessad em s a enviar as suas propostas e pedimos a gentileza
de divulgar em suas listas

ST: Diáspora Africana Sonora na América Latina

Coordenadores:
Adriana Carvalho Lopes
Laboratório de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro (Leafro/UFRRJ) - adrianaclopes14 em gmail.com
Daniel do Nascimento e Silva –Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (UNIRIO) - dnsfortal em gmail.com

Desde a colonização do Novo Mundo e a dispersão de africanos escravizados,
a África tem sido constantemente ressignificada, servindo de referência
para as chamadas culturas negras que se (re)criam pela diáspora. Embora a
África tenha um passado tribal vinculado a seus ancestrais, ela é um signo
que se constitui num campo fértil e criativo de imaginários
afrodescendentes. Para autores dos Estudos Culturais como Hall (2006),
África é uma aporia ou metáfora cultural, espiritual e política, central à
construção de identidades negras, as quais lhe fornecem um sentido que, até
recentemente, não tinha. Assim, não seria uma origem pura e comum que
definiria as culturas negras da diáspora, mas uma contínua (re)invenção da
África elaborada por sujeitos que compartilham experiências marginais e
subalternas. Gilroy (2001) destaca que o povo da diáspora encontrou na
música, na dança e no estilo a estrutura profunda de sua vida cultural.
Disseminada por formas híbridas em torno do globo, a música negra é um
contra-discurso que funciona como prática de compensação à exclusão da
educação e do letramento formais a que foram submetidos os descendentes de
escravos no ocidente. A partir dos anos 1970, começa a ser desenhado um
mercado periférico e transatlântico para a cultura “pop negra”, que se
irradia, mesclando-se com outras tradições e assumindo identidades locais.
Teríamos como resultado desses movimentos culturas jovens negras, em que a
música ocupa um lugar central: o raggamuffin na Jamaica, o Kuduro em
Angola, o Reggaeton na América Latina e, no Brasil, gêneros como Funk
Carioca, Hip-hop e brega. Neste simpósio, pretendemos reunir pesquisadores
que trabalham com o que se tem chamado de “diáspora africana sonora”
(Rahier, Hintzen & Smith, 2010; Lopes, 2011). Trata-se de práticas musicais
que reinventam África de acordo com culturas locais e se estabelecem não só
como potente forma de constituição de identidades negras, mas também como
letramentos, comunicação e produção cultural de reexistência (Souza, 2011).
Pretendemos debater essas sonoridades num recorte geopolítico, “América
Latina”, que se justifica pelo fato de a diáspora negra sonora, a despeito
de sua centralidade nas músicas latino-americanas, não ter grande
relevância em muitos estudos, sendo por vezes silenciada.

O link do congresso e o resumo do Simpósio encontram-se abaixo.

Convidamos os interessado a enviar as suas propostas e pedimos a gentileza
de divulgar em suas listas

Prazo para Inscrição: 10/12/2013 a 10/03/2014
http://www.para2014.copene.org/

-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
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