[ANPPOM-Lista] a indefensável e insistente culturalização do funk carioca

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Dez 18 17:54:43 BRST 2013

Sob o título acima, Artur Dias, economista formado pela PUC-SP, publicou no
portal El Hombre o texto abaixo em 19 de novembro este ano:

http://www.elhombre.com.br/indefensavel-e-insistente-culturalizacao-funk-carioca/

O motivo da manifestação foi a entrevista concedida por Nilo Batista a *Carta
Capital*, publicada em 2 de novembro de 2013, mais de três semanas antes do
lançamento do livro *Tamborzão: olhares sobre a criminalização do funk*,
organizado por Carlos Bruce Batista. O comentário portanto não diz respeito
ao livro, mas à entrevista.

http://www.cartacapital.com.br/revista/773/a-criminalizacao-do-funk-1282.html

Pedro Nogueira, editor-chefe do portal El Hombre, me convidou para
respondê-la, meus amigos coautores insistiram, e o portal acaba de publicar
minha resposta sob o título "Uma carta aberta a quem diz que funk não é
cultura".

http://www.elhombre.com.br/uma-carta-aberta-quem-diz-que-funk-nao-e-cultura/

Uma versão um pouco mais elaborada e com um título menos espalhafatoso e
mais irônico encontra-se no site Proibidão.org:

http://www.proibidao.org/?p=5871

PS: Suspeito que Artur Dias seja o *nom de plume* de um compositor de
música eletroacústica ultraesquerdista e pioneiro em tudo.

--
carlos palombini
professor de musicologia ufmg