[ANPPOM-Lista] Aberta as inscrições para o edital do funk

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qui Dez 19 11:08:20 BRST 2013

Caro professor,

A crítica que pretendo (acho que agora é "pretendia")  fazer sobre o Edital é justamente saber sob o que pensam os gestores da cultura, donos do poder público, ao publicá-lo. O papel do Estado não é (ou deveria ser) justamente compensar as desigualdades, oferecendo condições de oportunidades para que todos, independentemente de gênero, etnia, credo, deficiência? Não é isso que está acontecendo na cultura.

O mecanismo de renúncia fiscal faz com que as próprias empresas utilizem dinheiro público (meu, seu e de todos dessa lista) para selecionar os projetos que mais oferecem visibilidade e atinjam mais pessoas. Cria-se um círculo vicioso: estilos que já possuem ampla divulgação da mídia (e, naturalmente, atingem mais pessoas) também são preferidos pelas empresas. Isto dificulta o acesso para estilos "alternativos" e artistas que ainda não possuem um nome na praça.

Então, pra que servem as políticas culturais no Brasil? Se ela é incapaz de trazer condições iguais de acesso para os artistas, as leis tem que ser revistas. Ou até melhor: revogá-las. Conforme dito anteriormente, cultura não é só arte. Mas as políticas de Cultura sim, devem ter o artista como o principal foco, pois ele é o profissional cujo objeto de seu trabalho é contribuir diretamente para ela. Se o artista continuar excluído assim, de nada adianta.

Por fim: já percebi que muitos aqui pensam que, ao criticar um Edital de funk carioca, estou criticando algo por não me dar interesse direto. É evidente que muitos colegas aqui já estão contaminados com a mentalidade que vigora na Ordem dos Músicos e nos Departamentos das Universidades brasileiras: só se manifestar por interesse próprio.

Não me incluam nesta.

Daniel