[ANPPOM-Lista] sobre o manifesto em resposta ao editorial de O Estado de S. Paulo

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Sex Fev 8 12:10:51 BRST 2013

Caros Álvaro e Daniel e membros da diretoria da Anppom,

Compartilho a sensação de frustração, vendo como entraves burocráticos
podem inviabilizar ações efetivas. Nos últimos anos participei em duas
ações iniciadas nesta lista: a reivindicação da volta da prova
específica no curso de música da UFAC, e a reclamação contra as
arbitrariedades da OMB. Mal ou bem, as duas ações tiveram resultados
concretos.

No entanto, não concordo com o uso de adjetivos despetivos para
desqualificar os argumentos dos outros. A professora Luciana e os
membros da diretoria foram escolhidos pelos associados da Anppom e
portanto têm autonomia e representatividade para tomar decisões em
nome da associação.

Um aspecto positivo das discussões nesta lista é a convivência num
mesmo espaço de músicos com atuação fora do âmbito acadêmico, doutores
(pós-doutor não é título) e alunos. Esse nivelamento permite um
diálogo que as vezes é difícil de conseguir no âmbito institucional.
Acho que nenhum fim justifica a exclusão do debate de uma parte da
nossa comunidade.

Resgato três colocações feitas recentemente:

Luciano escreveu:

> Mas eu não gostaria de pressionar a presidente. Se pedimos o apoio "dela", ela como presidente precisa do apoio "nosso" e sobre esse assunto

Em conjunto, essas três colocações mostram que: (1) existe a
necessidade de agilizar os mecanismos de tomada de decisão da nossa
associação, e (2) esses mecanismos devem respeitar a autonomia e os
critérios de ação da diretoria.

Nesse contexto, a minha sugestão (seguindo a lógica proposta por Rael)
é implementar o plebiscito eletrônico para as ações que exijam rapidez
e representatividade majoritária. Usando esse mecanismo a diretoria
teria o respaldo explícito dos membros, sem perder o prazo de resposta
efetiva.

Abraços,

Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica