[ANPPOM-Lista] FW: Introdução às Tradições Musicais da Índia no CBM CEU

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Sex Fev 8 14:10:25 BRST 2013


Prezados(as) colegas,aí vão as informações sobre meu workshop no Conservatório Brasileiro de Música/RJ e de outros cursos promovidos pelo Centro Liddy Mignone no CBM. Peço ajuda na divulgação junto a seus alunos e amigos.abraços e bom carnaval a todos!Marcus.




Marcus S. Wolff
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP)
Mestre em História da Cultura (PUC/RJ)
Prof. das faculdades de Música, Comunicação e Pedagogia
da Universidade Candido Mendes, Nova Friburgo - RJ

 Date: Thu, 7 Feb 2013 17:50:59 -0200
Subject: Introdução às Tradições Musicais da Índia no CBM CEU
From: didier.adriana em gmail.com
To: 

O Conservatório Brasileiro
de Música Centro Universitário


e o Centro de Estudos Liddy
Mignone

 

convidam para os cursos de extensão universitária

 

Introdução às Tradições
Musicais da Índia

 

Professor Marcus S.
Wolff

 

23 de fevereiro e 2 de
março de 2013

 

Nesse mini-curso serão trabalhados os conceitos básicos das
duas tradições de música clássica indiana (hindustani e carnática), tanto no
nível prático quanto no nível teórico-conceitual, bem como sua relação com a
teoria estética da Índia Antiga que definiu nove "rasas", que
constituem os sentimentos básicos de cada cena no antigo teatro sânscrito.
Serão vistas inicialmente as 10 escalas básicas do sistema da música clássica, sistematizadas pelo
musicólogo indiano Bhatkhande no começo do séc. XX e algumas estruturas melódicas
('ragas') associadas a essas escalas. Pretende-se vivenciar a relação entre
"ragas" e "rasas", observando como o conceito de
"samgita", ou seja da arte de cantar, dançar e representar é algo
muito amplo que remonta à espiritualidade da cultura védica. Também a noção de
tempo cíclico ("talas") das tradições musicais indianas será
vivenciado através da escuta e reprodução vocal das sílabas codificadas pela
tradição que reproduzem os sons dos instrumentos de percussão.

 

Encontros: Sábados 23 de fevereiro e 2 de março.





Horário: 9h às 13h

Carga
Horária Total: 10 horas

Local: Conservatório Brasileiro
de Música - Centro Universitário

Av. Graça Aranha, 57 / 12º andar. Centro. Rio
de Janeiro

Inscrições: R$ 100,00

R$ 50,00 - Alunos e professores do CBM-CEU

Informações:
Departamento Cultural (Ana Paula Cabral anapaulacabrals em hotmail.com)

Fone:
3478-7600 / 3478-7610. E-mail: cultural em cbm-musica.org.br

Coordenação: Adriana
Rodrigues Didier

Realização: Departamento Cultural CBM. http://www.cbm-musica.org.br/





 

Sobre Marcus S. Wolff - Possui
graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do RJ, graduação em
Música pela Universidade do RJ, mestrado em História Social da Cultura
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em

Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
tendo realizado pesquisa de campo na Índia sob orientação da profa. Dra. B.
Sengupta na Rabindra Bharati University, Calcutá (Kolkata), entre 2003/2004.
Iniciou seus estudos de música clásssica indiana com a profa Meeta Ravindra,
após viagem de estudos a Índia em 1989 com o prof, H. J.
Koellreutter, tendo se especializado no estilo do poeta Rabindranath
Tagore com a profa Ratna Adhikari, radicada em Sao Paulo. Sua tese, intitulada
"Música, Comunicação e Identidade em Mário de Andrade e
Tagore" trata das propostas sobre a construção de identidades culturais a
partir da música, fazendo um estudod comparativo das propostas dos
dois escritores dedicados ao folclore de seus países. Foi pesquisador do
Laboratório de Etnomusicologia da Escola de Música da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (2006-2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música
e em Comunicação, com enfase em semiótica da música, atuando principalmente nos
seguintes temas: história da cultura, (etno)musicologia e questões
identitárias, ideologias nacionalistas, sistemas semióticos sonoros,
comunicação. Atualmente leciona nas faculdades de Música e Comunicação da
Universidade Candido Mendes, campus Friburgo, onde participa do Núcleo de
Estudos Interdisciplinares: Imagem, Memória e Identidade. Maiores Informações e
textos disponíveis em http://marcuswolff.blogspot.com




Cursos de Outono

 

Práticas e reflexões sobre
coro infantil e juvenil

 

Professora Patricia Costa

 

O curso se destina a apresentar conteúdo básico para que o aluno
forme e mantenha um coro infantil ou juvenil, considerando as adequações quanto
à fisiologia da voz, escolha de repertório, dinâmica de ensaio e dificuldades
mais frequentes. Busca incentivar a ferramenta (coro) para musicalizar crianças
e adolescentes de escolas públicas ou privadas, além de outros estabelecimentos
de ensino e/ou lazer. O curso propõe também a reflexão das novas (e antigas)
tendências do coro infantil e juvenil no Brasil, bem como a análise das necessidades
dos regentes de coros dedicados a estas faixas etárias.

 

Encontros:
Sábados 9 de março; 6 de abril; 4 de maio e 8
de junho.

Horário: 9h às 17h





Carga
Horária Total: 30 horas

 

Patricia Costa Regente, arranjadora
vocal e diretora cênica, licenciada e Mestre em Música pela UNIRIO. Dedica-se
ao canto coral desde 1978, como cantora e desde 1993 como regente. Trabalha com
direção cênica desde 1990. Foi integrante do Coro de Câmara Pro Arte, dirigido
por Carlos Alberto Figueiredo - com quem se aprimora em Regência Coral.
Ministra cursos de extensão universitária do CBM CEU e é professora convidada
tanto do curso de Pós-Graduação em Regência Coral desta mesma instituição, como
da pós-graduação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É professora de
regência coral na Escola de Música da UFRJ, onde ingressou em abril de 2012
(como professora-substituta). Dirige os corais juvenis do Colégio São Vicente
de Paulo desde 1993 e foi também responsável pelos corais do Colégio Cruzeiro
(infantil, juvenil e adulto) por 10 anos. Tem sido constantemente convidada
como palestrante em diversos eventos corais pelo Brasil (Rio, São Paulo, Minas,
Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Bahia, dentre outros),
sobretudo na área de coro juvenil e direção cênica para corais.

 

 

500 Canções Brasileiras

Uma proposta em Educação Musical com base em nossas raízes.





 

Professora Ermelinda
A. Paz

 

Programa do curso: A partir do livro 500 Canções Brasileiras serão trabalhados:





·A importância do lúdico
na Educação Musical: brinquedos cantados, danças e jogos no contexto do livro.

·Criação de ostinatos
rítmicos e melódicos utilizando as músicas extraídas do livro texto.

·Criação de 2ª voz e texto
para melodias extraídas do livro.

·O Modalismo na Música
Brasileira e sua aplicação.

 

Encontros: Sábados 16 de março; 13 de abril; 11 de maio e 15 de junho de 2013.





Horário: 9h
às 17h

Carga Horária Total: 30 horas





 

Sobre
Ermelinda: Profª Titular -
UFRJ e Adjunto -Uni-Rio. Líder de pesquisa do grupo Música e Educação Brasileira do CNPq. Livre Docente em Música pela
UniRio. Autora de: As Pastorinhas de Realengo, 500 Canções Brasileiras, Villa-Lobos, o educador, As
Estruturas Modais na Música Folclórica
Brasileira, Um Estudo sobre as Correntes
Pedagógico-Musicais Brasileiras, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos, Sôdade do
Cordão, Pedagogia Musical Brasileira no Século XX – Metodologias e Tendências, O Modalismo na Música Brasileira,
Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira – uma visão sem preconceito e Edino Krieger: crítico, produtor
musical e compositor. www.ermelinda-a-paz.mus.br





PAZ,
Ermelinda A. 500 canções brasileiras.
Brasília: Editora Musimed, 2010.

 

Processos de educação musical infantil

 

Professora Adriana Rodrigues Didier

 

Tendo em vista a lei da obrigatoriedade da música como conteúdo no
currículo escolar da educação básica, a oficina tem como objetivo incentivar os
profissionais de ensino (com ou sem formação específica em música) para o fazer
musical na escola, utilizando a voz, o corpo e o som; integrando prática e
reflexão para que possam intervir de maneira transformadora e sensível na
realidade de seus ambientes de trabalho.

 

Encontros: Sábados
23 de março; 27 de abril; 25 de maio e 29 de junho.

Horário: 9h às 17h





Carga Horária Total: 30 horas





 

Adriana Rodrigues
Didier Diretora
Técnico-Cultural e Coordenadora da Licenciatura do Conservatório Brasileiro de
Música - Centro Universitário. Mestre em Música e Educação pela UNIRIO,
graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo CBM CEU. Professora do
Centro Universitário do CBM. Coordenadora do Centro de Estudos Liddy Mignone do
CBM. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Educação Musical do CBM CEU.
Co-autora de livros dedicados à Educação Musical, tais como "Música, cultura e educação - Os múltiplos
espaços de educação musical" (2011) e ‘Sons & Expressões’ (Editora Rovelle, 2013 – no prelo).
Articulador de Música da equipe que desenvolve o Currúculo Mínimo (CM–Arte)
obrigatório para a Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).
Integra a equipe do Curso Livros e
Leituras desde o berço parceria da SME do RJ e da Fundação Nacional do
Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Professora dos Cursos de Formação Continuada
da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Professora e autora das apostilas
de contextualização da Orquestra de Vozes Meninos do Rio regido pelo maestro
Julio Moretzsohn (SME RJ). http://lattes.cnpq.br/7141780381740652





 

Local: Conservatório
Brasileiro de Música - Centro Universitário

Av.
Graça Aranha, 57 / 12º andar. Centro. Rio de Janeiro

Coordenação:
Adriana Rodrigues Didier

Realização:
Departamento Cultural CBM

Inscrições: R$ 350,00





R$
250,00 - Alunos e professores do CBM-CEU

Informações: Departamento
Cultural (Ana
Paula Cabral
anapaulacabrals em hotmail.com)

Fone: 3478-7600 / 3478-7610.
E-mail: cultural em cbm-musica.org.br





Coordenação:
Adriana
Rodrigues Didier

Realização: Departamento
Cultural CBM. http://www.cbm-musica.org.br/



O curso de Pós-Graduação aproveitará
os créditos dos alunos que concluíram os cursos de extensão do Conservatório
Brasileiro de Música Centro Universitário como cumprimento de parte da carga horária total de 360h. Cada curso de extensão (30h) será considerado como
uma disciplina da pós-graduação. Serão aceitos
os graduados em qualquer curso superior que possuam suficientes conhecimentos
de musica. A
estrutura do curso é composta de 360h presenciais. Para conclusão os
pós-graduandos serão entrevistados, deverão frequentar a disciplina de
Metodologia da Pesquisa e apresentar o trabalho final de curso.

Certificado: Especialização em Educação Musical.


 		 	   		  
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