[ANPPOM-Lista] MinC convoca artistas voluntários para Copa das Confederações (Gabriel Ferraz)

Ferraz,Gabriel A gabrielferraz em ufl.edu
Qui Fev 14 16:04:46 BRST 2013

Caros colegas da lista. Obrigado aos que visitaram, compartilharam, e
deram sugestões sobre o texto que eu postei no blog. Não imaginei que
o texto fosse ter tamanha repercussão. Foram mais de 1.000 acessos em 3
dias, e hoje (4o dia) acho que o texto vai ter mais acessos que os 3
primeiros dias juntos. As pessoas estão compartilhando no facebook e
twitter, e não para de entrar gente no blog. Fico feliz de ter "tocado
na ferida" e das pessoas estarem compartilhando.

Para quem ainda não leu, aqui segue o link:
http://www.zapmusico.com.br/blog/o-desrespeito-absurdo-com-a-classe-artistica/

Eu escrevi o texto porque essa indiferença com a profissão do artista
já vem me inquietando há muito tempo. Eu moro nos EUA, e terminei meu
doutorado na Universidade da Flórida em musicologia no ano passado.
Conheci muitos brasileiros aqui na universidade, a maioria de outros
campos de conhecimento. Erroneamente, por supor que fossem "seres
pensantes", eu acreditava que essas pessoas teriam um melhor
entendimento do que é arte, e respeitariam minha profissão. Triste
ilusão. Percebi que as pessoas não têm a menor ideia do que é arte e
do que é ser artista e pesquisador de arte. Ouvi muito "sarrinho"
dessas pessoas, doutorandos e mestrandos, que consideram a profissão
artística inerentemente inferior na hierarquia das profissões (se é
que tal coisa existe). Os artistas são vistos com enorme preconceito,
como se fossem um "fracasso pré-estabelecido". Ouvi coisas do tipo: "O
que você fez da sua vida?", "Como você vai viver?", "Tudo o que você
faz é tocar piano o dia inteiro?" (detalhe, eu estava estudando
musicologia). E para fechar com chave de ouro, o comentário de um
colega depois de ver o trecho de um vídeo que gravei no meu recital de
mestrado: "É isso aí que você teve que fazer para se formar? Você
tá falando sério?", seguido de gargalhadas de diversas outras pessoas
que também assistiam o vídeo. Eu fiquei atônito. Não imaginava que o
mível de ignorância chegasse a tal ponto. E eu estou falando de
pessoas que na época eram mestrandos e doutorandos, muitas das quais
são hoje doutores em suas áreas (a maioria ligada às ciências
biológicas), e muitos estão dando aulas em universidades no Brasil e
aqui nos EUA. Se essas pessoas, educadores, que tiveram acesso à uma
educação no mínimo razoável, não têm a menor ideia sobre o que é
música nem o menor respeito pelo músico, fico imaginando o que o resto
da população, com menor acesso à educaçao e mais suscetível à
massificação da mídia, entende sobre nossa profissão e sobre artes
em geral. É um problema de falta de conhecimento e preconceitos
diversos enraizados na mente das pessoas. Só muita educação na escola
e no dia a dia pra quebrar esse paradígma de ignorância.

Desculpem o longo texto.

Abraços a todos.