[ANPPOM-Lista] RES: Posição de docentes quanto às politicas de cotas

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Jan 7 18:47:40 BRST 2013


Igor,

O desempenho superior dos alunos "cotistas" não me surpreende. Ao
contrário. Ele tem uma explicação que me parece simples:

"Thought is not an ordinary capacity of human beings, but is rather
something that only occurs when we face a problem, failed routine, or
something extra-ordinary.  For the most part, we relate to the world in
terms of habit and familiarity. For example, we completely lose a sense of
what we're doing while driving long distances, and only become aware of
what we're doing when another car comes too close or when we have to get
off at a particular exit. Prior to any exchange at information, effective
pedagogy should thus aim at a problematization of the world, transforming
what is familiar and 'obvious' into something that is mysterious and worthy
of questioning." (Levi Bryant, Professor de Filosofia nominado para o Collin
College's Professor of the Year Award,
<http://www.enewsbuilder.net/cccc/e_article001234678.cfm?x=b11,0,w>)

Nada disso é novidade para você, que estudou numa escola construtivista.
Tampouco é novidade para quem ensina. Veja, por exemplo, Rodrigo Ciríaco
interpretando o conto "ABC", de seu próprio livro, *Te pego lá fora*:

http://youtu.be/zb8wEXCLm4Y

Ou este clipe, que vc mesmo me mostrou, com Alan Watts, nem mais nem menos,
no papel de orientador vocacional:

http://youtu.be/qmaq15qL7Q8

Ou este longa, sobre a escola na América do Sul:

http://youtu.be/_L9lXqdOtRo

Isso explica até porque os melhores alunos possam vir das piores escolas:
as "boas", deseducam. Seria bom acreditar que nossas federais, em música,
não fossem tão boas assim.

Abraço,
cv

2012/12/30 Igor Reis Reyner <reynerpianista em yahoo.com.br>

 Direto da UFMG, um detalhe: sobre os resultados da "lei de cotas".
>
>
> http://audioboo.fm/boos/1133416-notas-de-cortes-revelam-menor-distancia-entre-candidatos-cotistas-e-de-livre-concorrencia-no-vestibular-da-ufmg
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130107/4fd28290/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L