[ANPPOM-Lista] Performa 2013 - extensão de prazos

Catarina Domenici catarina em catarinadomenici.com
Seg Jan 14 20:38:33 BRST 2013


Caros Colegas,

é com grande satisfação que informamos que até o momento já recebemos mais de 100 propostas de trabalhos e mais de 20 propostas artísticas para o Performa - Encontros de Investigação em Performance 2013. Contudo, devido à grande demanda pela extensão dos prazos, divulgamos uma nova chamada com os prazos prorrogados. 
O prazo final para o envio de trabalhos se encerra no dia 28 de janeiro de 2013.
O prazo final para o envio de propostas artísticas se encerra no dia 18 de março de 2013. 
O Congresso Internacional Performa – Encontros de Investigação em Performance está na sua quarta edição, tendo sido criado em 2005 como um colóquio de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro com a temática da Pesquisa em Performance Musical. O sucesso da iniciativa acabou por atrair numerosos participantes externos e, a partir de 2007, o Performa tornou-se um congresso bienal de âmbito internacional, apoiado pela Universidade de Aveiro, pelo INET-MD e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal. O Performa tem-se distinguido de outros congressos congêneres pela inclusão de conferências-recital, para além do modelo tradicional de apresentações em painéis ou comunicações, tendo sido o primeiro evento internacional na área dos estudos em performance musical a incluir elementos de apresentação ao vivo, valorizando a integração da prática artística com a pesquisa.

O Performa é, neste momento, uma conferência de prestígio internacional na área dos Estudos em Performance, e um fórum de referência para pesquisadores nesta área. O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS foi escolhido para sediar a quarta edição internacional do Performa pelo seu perfil de excelência em pesquisa e produção artística, assim como pela localização estratégica da UFRGS em relação aos países do MERCOSUL. A realização do Performa pela primeira vez no Brasil constitui um marco importante para a pesquisa em performance musical na América do Sul ao facilitar a aproximação com artistas-pesquisadores  dos países vizinhos, pouco representados nas edições anteriores do evento, e fomentar um diálogo com pesquisadores e instituições de outros continentes.

Em sua 4ª edição, o congresso reunirá pesquisadores de renomadas instituições internacionais e nacionais, por meio de uma intensa programação científica e artística, dando sequência ao formato consolidado do evento que se caracteriza pela articulação entre a produção artística e a pesquisa. Cabe salientar a importância do evento como espaço de intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais, bem como a importância estratégica da difusão do conhecimento da subárea produzido em países de língua portuguesa. Buscando contemplar a amplitude do estado da arte da pesquisa em performance musical e a pluralidade dos idiomas de publicação do conhecimento, o Comitê Organizador do Performa’13 destaca a presença de três renomados pesquisadores internacionais: Eric Clarke (Universidade de Oxford, Inglaterra), Paulo de Assis (Instituto Orpheus, Bélgica/ Universidade Nova de Lisboa, Portugal), e Luca Chiantore (Musikeon/Escola Superior de Música da Catalunya, Espanha).

O crescimento e a expansão tanto qualitativa quanto quantitativa da pesquisa em performance musical e a consolidação das práticas interpretativas nos programas de pós-graduação em música no Brasil fomentaram a criação da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) e geraram a necessidade por congressos científicos específicos dessa subárea. A realização do PERFORMA no Brasil, em uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Aveiro, o INET-MD, a ABRAPEM e o Programa de Pós-Graduação em Musica da UFRGS, com o apoio do CNPq, vem ao encontro dessa demanda ao promover um fórum de discussões para artistas-pesquisadores, promovendo troca de experiências em nível nacional e internacional, dando visibilidade para a produção artística e científica e contribuindo para a consolidação da subárea como produtora de conhecimento.

 

Profª Drª Helena Marinho																				Profª Drª Catarina Leite Domenici

Universidade de Aveiro, Portugal																		Universidade Federal do Rio Grande do Sul

INET-MD																							Programa de Pós-Graduação em Música

Coordenadora da Comissão Científica do Performa 2013													Presidente da ABRAPEM - Gestão 2012-2014

																									Coordenadora da Comissão Organizadora do Performa 2013





 


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130114/3bbd3c9b/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: PERFORMA nova chamada de trabalhos.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 536189 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130114/3bbd3c9b/attachment.pdf>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130114/3bbd3c9b/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L